A Ilha do Cardoso consiste basicamente em um verdadeiro e esplendoroso refúgio em meio a mata atlântica. Consiste em um dos melhores destinos para quem deseja aproveitar a praia com contato direto com a natureza, conforto e comodidade.
A ilha é a melhor opção entre as alternativas que os turistas encontram especialmente no litoral sul paulista e dentre os principais atrativos do local está uma vegetação muito bem preservada, que igualmente mantém preservada uma rica fauna, assim como boas trilhas, cachoeiras e praias para lá de paradisíacas que permitem até mesmo nadar com golfinhos. Veja algumas das belezas de Cardoso.
Se você está começando a planejar uma viagem para Ilha do Cardoso, veja aqui dicas incríveis que podem ajudar a tornar a experiência ainda melhor e mais enriquecedora. Consistem em dicas especialmente elaboradas para te ajudar a montar o roteiro perfeito com tudo o que há de melhor.
Para quem gosta de uma opção de lazer praticamente deserta e com um bom contato com a natureza, vai adorar a oportunidade de conhecer a ilha, essas são as suas principais características.
Por ser um local com ar desértico e justamente com baixo volume de turistas, mantém uma vegetação intocada, águas cristalinas, pequenos vilarejos e praia selvagem.
O que é a Ilha do Cardoso?
Ilha do Cardoso pode ser definida como um canto isolado, com muito de suas principais características preservadas e isso sobretudo pelo baixo volume de turistas. Se engana se você pensa que esse destino é algum lugar no meio da Amazônia ou ainda uma pequena região no Nordeste brasileiro.
Em São Paulo
A Ilha do Cardoso é um lugar mais do que perfeito para ser cartão postal e está próximo a uma das maiores metrópoles do país, São Paulo. Dentre as principais características do local está a proibição do trânsito de veículos e a falta de energia elétrica que ainda não chegou.
O foco da ilha é mais do que receber turistas e a exploração dessa atividade, mas a preservação de suas características naturais.
Apesar desse objetivo de preservação de sua singularidade natural, o Governo do Estado de São Paulo realizará a implantação de cadeiras de trilha adaptadas para pessoas com deficiência. Confira os detalhes aqui.
Ao longo dos anos e com sucesso a Ilha do Cardoso tem sido mencionada como uma região preservada. Nela suas principais características naturais se mantém, e os turistas que visitam o local podem desfrutar desse paraíso.
Por falar justamente na preservação de suas características naturais, a ilha é um patrimônio tombado pela Unesco, sendo um Patrimônio Natural da Humanidade pela sua biosfera e é igualmente um dos destinos mais rústicos do Brasil.
Onde fica a ilha?
Cardoso tem mais de três mil hectares de extensão e está localizado no município de Cananéia, no Vale do Ribeira, há aproximadamente duzentos e quarenta e cinco quilômetros da capital paulista, o que permite que seja feito um bate e volta de poucos dias para conhecer a ilha.
Mais próximo de Curitiba, do que de fato de São Paulo, Cardoso está a cento e trinta e oito quilômetros da capital paranaense, localizada bem na divisa entre os dois estados.
A ilha faz parte do Parque Estadual da Ilha do Cardoso que teve sua inauguração feita em 1962.
Apesar da data de inauguração remeter aos anos sessenta, a região já era ocupada bem antes disso, por povos indígenas no período pré-colonial, o que permite ao turista hoje conhecer ruínas coloniais e também sambaquis que foram produzidas pelos povos indígenas que se instalaram no local.
Na ilha hoje os turistas se deparam com pequenos grupos que subsistem da atividade turística, pescadores e caiçaras. Há também no local uma comunidade de guarani-mbya que está na região desde 1990.
Como ir?
O viajante que está planejando ir à ilha pode optar tanto por desembarcar no aeroporto de Curitiba quanto no de São Paulo. Vale destacar, todavia, que no caso de Curitiba a distância da ilha é menor, sendo de cento e trinta e oito quilômetros apenas.
O percurso a Cardoso por São Paulo deve ser feito pela Régis Bittencourt (BR-116) seguindo até o município de Registro. Em Registro o motorista deve convergir para a saída 464 e a SP -226.
Avance por vinte e sete quilômetros até a entrada da estrada Prefeito José Herculano de Oliveira Rosa, na estrada siga até a cidade de Cananéia. Assim que adentrar a cidade busque por um estacionamento para o seu veículo, o tráfego de automóveis não é permitido na ilha.
Como um dos focos da ilha é justamente a preservação ambiental, o tráfego de carros não é permitido, dessa forma o seu veículo deverá ficar no estacionamento.
É da cidade de Cananéia, especialmente do seu píer, que partem os barcos em direção a ilha. Para o trajeto até a ilha você poderá escolher entre as escunas, que realizam o tráfego mais lentamente, mas em compensação custam bem menos, ou de lancha, que por sua vez possui um valor mais elevado.
Para ir até à ilha do píer de escuna, o tempo médio é de três horas, as lanchas levam cerca de uma hora apenas. No site do Governo do Estado de São Paulo se faz possível ver as embarcações credenciadas para o trajeto.
Quando ir?
O destino consiste em um destino de mata atlântica, dessa forma esteja preparado para enfrentar chuvas nas mais diferentes horas do dia. Nos meses mais quentes do ano, em especial de novembro a março, quando a temperatura pode chegar próximo dos vinte e nove graus, as chuvas são ainda mais frequentes.
Se você não quer que um dia de praia com a família seja interrompido por conta de chuvas intensas e incessantes, a melhor opção é ir a Cardoso durante o período de baixa das chuvas. Especialmente nos meses de abril a setembro.
Apesar de não precisar se preocupar tanto com relação as frequentes chuvas, nessa época do ano o turista precisará enfrentar as baixas temperaturas que podem chegar a até treze graus a noite e cerca de vinte a vinte e três graus durante o dia. Nos períodos de baixa das chuvas a temperatura é bem amena.
O que fazer na Ilha do Cardoso?
O clima da ilha leva qualquer um a aproveitar o ambiente. Sem energia elétrica, sem acesso à internet e sem o trânsito de veículos o local promove naturalmente um ar roots a tudo em seu entorno. Esse clima faz com que qualquer turista acabe se conectando com a natureza.
Cada passeio realizado no local dá a impressão de que se está a conhecer um local completamente reservado, único, exclusivo, preservado especialmente para você desfrutar. A sensação de conhecer a Ilha do Cardoso é indescritível e quem já viajou até o local recomenda a viagem e volta outras vezes.
Além das principais características mencionadas até aqui, a ilha permite de fato o contato com a natureza, mesmo que você vá durante a alta temporada, quando mais se espera um alto volume de turistas.
Para que você possa aproveitar ao máximo a estadia na ilha, o mais indicado é montar previamente um roteiro com os principais locais que deseja conhecer. Assim como quanto tempo deseja ficar. Abaixo você encontra algumas interessantes opções.
Núcleo Maracujá
Esse consiste em um dos melhores locais para se aproveitar a ilha. Uma vez que possui a melhor infraestrutura. No núcleo os turistas encontram uma igreja, posto de saúde e até mesmo um telefone público.
O telefone pode vir bem a calhar uma vez que não há sinal de internet e nem de telefone. Isso em toda a extensão da ilha.
As ruas possuem uma boa iluminação com luzes que vem do gerador. Essas luzes são desligadas às vinte e três horas.
É no Núcleo Maracujá que está localizado o principal píer da ilha. É igualmente no núcleo que está localizado a mais extensa praia da ilha. Com cerca de dezoito quilômetros de extensão de sua faixa de areia, com águas turvas embora excessivamente limpas.
Para chegar até o núcleo é necessário uma caminhada de aproximadamente cerca de dez minutos. Mas é fundamental que se capriche no filtro solar uma vez que não há sombra em nenhuma parte do percurso.
Além do Núcleo Maracujá, o turista pode ainda aproveitar para conhecer o Núcleo do Perequê, esse está em relação completamente oposta ao primeiro mencionado e é basicamente um dos mais pitorescos do local.
Nesse núcleo há alguns poucos, mas excelentes restaurantes que permitem que o viajante possa desfrutar da culinária local e igualmente tenha acesso a informações turísticas importantes através do Centro de Informações Turísticas.
O Núcleo do Perequê fornece bom acesso a algumas das boas trilhas da ilha, o que permite conhecer dentre outras coisas a Praia do Pereirinha.
Conclusão
A Ilha do Cardoso é um local para lá de encantador. Se o objetivo é viajar para um lugar que permita pleno contato com a natureza, esse local é a ilha.
Praticamente intocada, a ilha recebe um contingente pequeno de turistas, e possui medidas que visam preservar o meio ambiente. O que assegurará que continuará sendo um excelente destino ao longo dos anos.
Dentre as medidas que visam preservar o meio ambiente está sobretudo a proibição do tráfego de veículos na ilha. Nem mesmo a energia elétrica chegou até lá. Tudo isso combinados garantem um lugar único para aproveitar.
O que você achou da Ilha do Cardoso? Pode ser o seu próximo destino? Indique-nos lugares que você já frequentou e suas principais experiências. Agradecemos sua atenção e muito obrigada por ler o post até o final. Se você gostou, curta, compartilhe, isso ajuda o nosso trabalho. Nos vemos no próximo destino.