Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    sexta-feira, junho 27
    • Ecoturismo
    • Esporte
    • Lazer
    • Saúde
    Facebook Instagram YouTube TikTok
    Top Radical
    • Home
    • Ecoturismo

      Canoa Quebrada: Conheça as falésias, pontos turísticos e os atrativos da região

      26/01/2022

      Caraíva Bahia: Dicas de passeios, praias e muito mais!

      26/01/2022

      Praia Porto de Galinhas: Confira as melhores praias e como ir

      26/01/2022

      Corumbau Bahia: Saiba o que fazer e como chegar

      26/01/2022

      Cachoeira da Fumaça BA: Uma das maiores cachoeiras do Brasil, passeios que encantam!

      26/01/2022
    • Esporte
    • Humor
    • Lazer
      1. Alternativo
      2. Urbano
      3. Ver Tudo

      Andar de bicicleta emagrece? Saiba quantas vezes e como fazer

      05/01/2022

      Pedalar: benefícios de andar de bicicleta para a saúde

      10/01/2021

      Andar de bicicleta emagrece? Saiba quantas vezes e como fazer

      05/01/2022

      Pedalar: benefícios de andar de bicicleta para a saúde

      10/01/2021

      Exercícios aeróbicos: o que são e quais trazem mais resultados?

      08/01/2021
    • Saúde
    Top Radical
    Início » Lençóis Maranhenses: Dicas do que visitar, quando ir e muito mais!
    Ecoturismo

    Lençóis Maranhenses: Dicas do que visitar, quando ir e muito mais!

    Maria Do SocorroPor Maria Do Socorro26/01/2022Atualizado:26/01/2022Nenhum comentário9 Mins de Leitura
    Facebook Twitter Email Telegram WhatsApp
    Compartilhar
    Facebook Twitter Email Telegram WhatsApp

    Para quem visita pela primeira vez os Lençóis Maranhenses a sensação é indescritível. O turista que chega ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem uma experiência que é praticamente impossível de descrever e mais do que isso, experimenta uma felicidade inigualável ao conhecer cada nova duna em meio a imensa paisagem do local. 

    É possível afirmar de maneira categórica que nenhum outro destino no mundo se assemelha em beleza a paisagem encontrada em Lençóis é impossível não se apaixonar, especialmente aqueles turistas que podem experimentar a oportunidade de mergulharem em água doce cercada por lindas e perfeitas dunas de areia branca e fininha. 

    A primeira e mais importante dica para você que deseja aproveitar a viagem é escolher bem a data de embarque, isso porque na baixa temporada as lagoas estão secas e não será possível aproveitar bem a estadia para mergulhar, mas ainda assim com toda certeza será uma viagem inesquecível. 

    Não se preocupe, aqui você verá dicas de melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses. 

    Para quem é apaixonado por ecossistemas, vale mencionar que Lençóis é simplesmente o mais original ecossistema brasileiro (sendo uma Unidade de Conservação) e curiosamente, de deserto no local há apenas a areia que diga-se de passagem é fina e branca. 

    Em Lençóis Maranhenses chove bastante, mas esteja atento quanto ao período da viagem uma vez que caso as lagoas estejam vazias talvez você perca uma experiência sensorial significativa. 

    O que é os Lençóis Maranhenses?

    Os Lençóis Maranhenses poderiam muito bem ser definidos como o paraíso e se você estiver com viagem marcada para o local, poderá confirmar essa afirmação logo que chegar. Mas deixando um pouco a poesia de lado Lençóis consiste em uma região composta por rios, dunas e lagoas que são formadas especialmente pela água das chuvas. 

    Outras características

    A composição que forma Lençóis Maranhenses não é encontrada em nenhum outro lugar do mundo e isso é justamente o que torna a visita única. 

    A região está a aproximadamente cerca de duzentos e cinquenta quilômetro da capital São Luís e tem extensão de cento e cinquenta mil hectares, na região noroeste de Maranhão. 

    Na área de cento e cinquenta mil hectares há o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, local no qual se concentram as mais belas lagoas e as principais dunas do estado. 

    (Reprodução: Creative Commons / Canva Pro)

    Como chegar? 

    Para chegar ao Parque Nacional há dois principais caminhos. São eles Barreirinhas, onde também há acesso a Atins e por Santo Amaro do Maranhão.

    Para os turistas que desejam conhecer a região de Lençóis a melhor maneira para fazer isso é por meio do desembarque no aeroporto internacional de São Luís e de lá, por meio terrestre, chegar a Barreirinhas ou Santo Amaro. Dentre as opções disponíveis para o trajeto há carro, ônibus interurbano e van fretada.

    Apesar de contar com um aeroporto em Barreirinhas, o mesmo só recebe desembarque de aviões fretados de São Luís. Além disso, o custo para realização do trajeto por esse meio acaba ficando excessivamente elevado. Um projeto de parceria público privado para melhorias no aeroporto de Parnaíba pode mudar esse cenário devido à sua proximidade com Lençóis, veja mais detalhes aqui

    Se você optar ir a Lençóis por Barreirinhas, o trajeto pode acabar assustando inicialmente, mas vale cada minuto na estrada para chegar a esse paraíso que são as dunas. 

    O trajeto tem duração aproximada de quatro horas. Caso opte ir por Santo Amaro, o caminho será mais árduo uma vez que a estrada não está asfaltada e será necessário realizar o percurso através de um veículo 4×4.

    Em relação ao tempo, o percurso tem quase a mesma duração, ficando entre quatro horas e meia, mais ou menos. Mas a necessidade de um veículo especial faz com que o trajeto seja mais caro por Santo Amaro. 

    Quando ir aos Lençóis?

    Como mencionado acima, a melhor época para ir a Lençóis consiste no período de alta temporada, quando há chuvas e as lagoas formadas por elas estão cheias. A época de chuvas varia de janeiro a junho e o melhor período se concentra especialmente entre fevereiro e maio. 

    Se você deseja entrar na lagoa natural formada pela água das chuvas escolha ir até Lençóis especialmente na alta temporada. Quanto mais chove, mais as lagoas tendem a ficar cheias. Mas para que as chuvas não atrapalhem o passeio é possível embarcar para Lençóis entre junho, julho e agosto. 

    Esses meses em especial é possível aproveitar as lagoas cheias e dias de sol. Já a partir de setembro as chuvas diminuem bastante, mas até meados de outubro você ainda encontrará lagoas cheias.

    (Reprodução: Creative Commons / LBM1948, no wikimedia)

    Esqueça o seu carro

    Para se locomover em Lençóis esqueça o seu carro. O carro não será útil para o transporte em Lençóis, talvez apenas para permitir que você chegue a Barreirinhas, nem mesmo para Santo Amaro do Maranhão você conseguirá se o veículo não for um carro 4×4.

    A melhor maneira para ir a Lençóis Maranhenses é sem o carro. Afinal, única forma de se deslocar em meio as areias nas dunas é por meio de um veículo com tração nas quatro rodas e com autorização ICMBio previamente adquirida. 

    Para o turista é preciso estar atento quanto a contratação de veículos para explorar as dunas em Lençóis. Veículos UTV’s não estão autorizados a circular em áreas de proteção integral e muitos proprietários desrespeitam a medida

    Quanto tempo ficar em Lençóis?

    (Reprodução: Creative Commons / Matheus Hobold, no wikimedia)

    Lençóis é bem versátil nesse sentido, sendo assim tudo depende exclusivamente do turista que está a conhecer a região. 

    Por exemplo, é possível fazer um bate volta de apenas um dia a partir de São Luís e aproveitar brilhantemente a viagem. Da mesma forma é possível ficar quinze dias e ter algo novo e diferente para experimentar a cada dia. 

    Não há uma métrica perfeita de quantos dias ficar mas dicas de como aproveitar melhor cada dia e o que conhecer ao estar em Lençóis. 

    Em média, para conhecer Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão e Atins os turistas tendem a ficar dez dias, se você deseja conhecer apenas duas dessas localidades, sete dias será mais do que suficiente. 

    Passeios para conhecer as lagoas 

    As lagoas de água doce são as principais atrações em Lençóis e se engana quem pensa que elas são todas iguais. 

    Pelas fotos de Lençóis muitos turistas podem ter a impressão de que todas as lagoas são iguais mas isso não é verdade, pelo contrário. Ao começar a conhecer cada uma delas os turistas logo percebem as características particulares de cada lagoa e como conhecê-las proporciona uma experiência única. 

    São poucas as lagoas que possuem nome, e a impressão que fica é que as lagoas que foram nomeadas assim o foram apenas para facilitar a organização dos passeios e a identificação dos turistas. 

    A paisagem presente em Lençóis é totalmente mutável e dessa forma não fique buscando conhecer lagoas que você viu que são conhecidas, uma vez que elas podem perder o encanto em poucos dias e serem menos atrativas que lagoas menos conhecidas e disputadas. 

    Dentre as características que distingue cada lagoa está o seu formato, cor da água e profundidade o que faz com que sejam de fato particulares. Há lagoas com vegetação, outras com troncos secos e algumas tão grandes que podem se assemelhar ao mar.

    Apesar de não ter nome, algumas lagoas são conhecidas e estão em praticamente todos os roteiros de viagem a Lençóis. 

    Lençóis Maranhenses Fonte: Canva Pro

    Dentre elas estão Lagoa Azul, Lagoa Bonita, Lagoa da Betânia, Lagoa da Andorinha, Lagoa da Gaivota, Lagoa da Lorena, etc. Todavia, vale destacar que como a paisagem de Lençóis muda constantemente, é preciso não se prender tanto quanto a conhecer especialmente essas. 

    Passeio particular

    Se você tiver a oportunidade realize um passeio privativo em uma lagoa. Sim, é possível e totalmente viável se você estiver disposto a gastar um pouco mais. 

    As lagoas de Lençóis Maranhenses são encantadoras, não há dúvidas disso, mas o fato é que em algum momento você pode sentir falta de mais privacidade, principalmente ao viajar em alta temporada. 

    Há a opção de realizar um passeio privativo que acaba sendo extremamente recomendado para quem está viajando em grupo ou para quem está viajando a dois, para fazer um momento romântico, a dois.

    O valor para realizar esse passeio privativo varia, mas começa na casa de quinhentos reais e pode subir a depender das particularidades e desejos do viajante.

    Conclusão

    Ir a Lençóis Maranhenses é uma experiência de viagem única, excepcional e vale cada centavo, cada hora de viagem. Se a ideia de conhecer as lagoas não te atrai tanto assim, não há porque se entristecer. A região conta com inúmeras opções, seja de rios, praias, não é necessário apenas conhecer as lagoas. Mas claro que estas são as principais atrações da região e é justamente o que leva milhares de turistas para lá. 

    Dentre as incríveis possibilidades que o turista pode experimentar caso dispense conhecer as lagoas ou vá durante a baixa estação está a flutuação no Rio das Formigas. Uma sensação encantadora e particular do local e a Praia de Atins. 

    Agora se você deseja conhecer especialmente as dunas e lagoas em Lençóis é preciso que você tenha em mente que será necessário um pouco de esforço físico. Já que será necessário vencer as diversas subidas ao longo do trajeto. Mas nada que não seja possível para a grande maioria das pessoas. A maioria dos turistas conseguem vencer esse desafio e ele é mais que recompensado. 

    Está com viagem marcada para Lençóis? O que achou do nosso post? Se você gostou, curta, compartilhe, isso ajuda o nosso trabalho. Nos vemos no próximo destino.

    ecoturismo lazer
    Compartilhar. Facebook Twitter Email Telegram WhatsApp
    Artigo AnteriorIlha do Cardoso: Saiba quando e como ir (Golfinhos e outras maravilhas)
    Próximo Artigo Delta do Parnaíba: O que fazer e as praias mais famosas da região
    Avatar photo
    Maria Do Socorro
    • Tumblr

    Mulher livre, leve e solta. Sou apaixonada por escrever e gosto de compartilhar a vida que levo, sempre na ativa - sem tempo ruim!

    Postagens Relacionadas

    Canoa Quebrada: Conheça as falésias, pontos turísticos e os atrativos da região

    26/01/2022

    Caraíva Bahia: Dicas de passeios, praias e muito mais!

    26/01/2022

    Praia Porto de Galinhas: Confira as melhores praias e como ir

    26/01/2022
    Publicidade
    Últimas Notícias

    Canoa Quebrada: Conheça as falésias, pontos turísticos e os atrativos da região

    26/01/2022

    Caraíva Bahia: Dicas de passeios, praias e muito mais!

    26/01/2022

    Praia Porto de Galinhas: Confira as melhores praias e como ir

    26/01/2022

    Corumbau Bahia: Saiba o que fazer e como chegar

    26/01/2022
    Tags
    alimentação bem estar cachoeiras ciclismo curiosidades ecoturismo emagrecimento esporte estilo de vida exercícios fitness lazer natação praias saúde
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Sobre
    Sobre

    Nosso blog tem por objetivo oferecer informações relevantes que lhe proporcione bem-estar e movimento por meio do esporte e lazer envolvendo rotinas desde a cidade até o verde da natureza.

    Siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades:

    Facebook Instagram YouTube TikTok
    Flickr
    ig-post_8
    ig-post_7
    ig-post_6
    ig-post_5
    ig-post_4
    ig-post_3
    ig-post_2
    ig-post_1
    Nota

    As informações expostas neste site têm caráter somente informativo.

    Elas não substituem o acompanhamento e auxílio de médicos, nutricionistas, profissionais de educação física e outros especialistas.

    Copyright © 2021. Powered by TNN
    • Home
    • Ecoturismo
    • Esporte
    • Lazer
    • Saúde

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao acessar o blog da Top Radical, você concorda com nossa política de cookies.
    Entendi
    Gerenciar Consentimento

    Política de Privacidade

    Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
    Necessary
    Sempre ativado
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
    CookieDuraçãoDescrição
    cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
    cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
    cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
    cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
    cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
    viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
    Functional
    Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
    Performance
    Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
    Analytics
    Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
    Advertisement
    Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
    Others
    Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
    SALVAR E ACEITAR