Você já imaginou um lugar onde jangadas passeiam mesclando com a paisagem e o mar? Então conheça as piscinas naturais de Porto de Galinhas, o verdadeiro paraíso brasileiro.
Com isso, você vai mergulhar com cavalos-marinhos e peixinhos que deslizam por águas claras e nítidas, se tornando uma viagem dos sonhos.
Afinal, não tem como negar, as piscinas naturais são o grande cartão-postal desse lugar, sendo um dos principais destinos para os turistas do Brasil e do mundo!
Quer conhecer um pouco mais sobre esse lugar? Acompanhe esse texto até o final, vamos apresentar tudo que você precisa saber sobre esse paraíso. Vamos lá?
Como funciona o passeio nas piscinas naturais de Porto de Galinhas?
Formadas quando as águas da maré atingem níveis mínimos, resultando em piscinas de águas transparentes, as piscinas naturais de porto de galinhas ficam entre os blocos de corais e arrecifes.
Esse é um passeio inesquecível e obrigatório para quem visita Porto de Galinhas, que é mais incrível ainda em época de lua nova e lua cheia, pois a diferença dos níveis da maré baixa e alta são mais notáveis.
O passeio funciona da seguinte maneira, você compra o seu ticket no guichê da associação local e segue até a praia, por lá estará um coordenador que guiará o seu grupo com cerca de 6 pessoas até a sua jangada.
Logo no começo do trajeto é feito uma parada na primeira piscina natural para aproveitar a maré baixa e tirar fotos, já que por não ter muito sol direto nesse horário, a água fica mais cristalina e com maior visibilidade para observar os peixinhos.
Ah! Detalhe importante: os peixinhos não possuem medo dos visitantes não, viu? Fazem pose para foto e tudo mais! É lindo e uma experiência única.
Seguindo, a próxima parada é feita nos corais e arrecifes, a dica que podemos dar aqui é para levar chinelo, ou sapato próprio de mergulho, pois os corais machucam e arranham o pé.
É importante lembrar que a Marinha controla o local dos corais para que não haja tanto dano, então existe um número limite de turistas permitidos no dia.
O fim do trajeto é divido em dois, a primeira parada é nas piscinas naturais de Porto de Galinhas onde não tem mergulho, apenas fotos divertidas e muitos peixinhos, e a segunda é no famoso “mapa do “Brasil”, um arrecife que se formou no formato do mapa do país.
A tábua de marés é fundamental para aproveitar ao máximo as piscinas naturais de Porto de Galinhas
Guarde essa informação importante com você: para que o passeio pelas piscinas naturais de Porto de Galinhas seja uma experiência única, a maré precisa estar abaixo de 0.5, senão, vai ser um pouco difícil aproveitar as piscinas 100%.
Para te ajudar nessa missão, existem placas mensais no centrinho de Porto de Galinhas que informam as marés de todos os dias.
Sendo assim, quando você marcar seu passeio, fique atento a elas. Por exemplo, se no dia do seu passeio a maré vai estar baixa em torno de 8h, 9h, é aconselhável chegar 1h30 antes disso.
Esse é o ideal, pois as piscinas naturais têm seu ponto perfeito para visitação no ponto mais baixo da maré, então até a jangada embarcar e chegar até o local de mergulho, esse tempinho prévio faz total diferença.
Quanto custa o passeio pelas piscinas naturais de Porto de Galinhas?
O valor do passeio pelas piscinas naturais de Porto de Galinhas é praticamente tabelado, ou seja, possui um preço fixo para qualquer jangada.
Esse valor varia em torno de R$40,00 dependendo da época do ano, e deve ser pago diretamente para a Associação dos Jangadeiros no guichê. Vale lembrar que crianças de até 3 anos são não pagantes, e crianças até 12 anos pagam meia.
Uma coisa importante de pontuar são as fotos subaquáticas, se você optar por fazer, é necessário pagar o serviço que vai depender de cada profissional.
Como chegar a Porto de Galinhas?
Antes de te explicar como chegar às piscinas naturais, vamos mostrar como chegar a Porto de Galinhas, que fica a 67 km ao sul de Recife, capital de Pernambuco.
O trajeto não é difícil e é mega sinalizada, porém, dependendo do horário que você fizer o trajeto, pode haver um pouco mais de trânsito. Alguns hotéis costumam até oferecer translado do aeroporto até Porto de Galinhas.
Outra ótima opção é alugar um carro por Recife e curtir cada cantinho escondido desse litoral pernambucano, além de aproveitar para fugir do pessoal que acaba arrancando um dinheirinho para fazer passeio de buggy pelas redondezas.
Como chegar às piscinas naturais de Porto de Galinhas?
Sabe aquele letreiro bonitinho que fica na Praça Central do Porto de Galinhas? Pois então, o passeio para as piscinas naturais sai da praia bem de frente para a praça
Bem em frente a esse letreiro fica um guichê ao lado esquerdo em direção a praia, onde você vai comprar o ticket e vai guiar para o jangadeiro.
Ou seja, não tem erro, é só seguir em direção a praia, várias jangadas estarão paradas na água. Agora é só aproveitar o passeio!
Mergulho de cilindro é imperdível
Além do mergulho tradicional, é possível conhecer o incrível mundo das piscinas naturais de Porto de Galinhas com as operadoras de mergulho que oferece outras maneiras de aproveitar o local.
Na modalidade com cilindro, você tem a chance de se aprofundar nas águas e aproveitar o ambiente e os peixinhos com tranquilidade, e por mais tempo!
Já imaginou mergulhar em meio aos peixinhos e nadar, nadar e nadar? Pois é, isso é possível! Várias empresas fornecem esse serviço, sendo assim super fácil de encontrar.
Dicas fundamentais na hora de fazer seu passeio pelas piscinas naturais de Porto de Galinhas
Agora que você já sabe como funciona o incrível passeio pelas piscinas naturais, vamos reunir aqui algumas dicas fundamentais para aproveitar essa experiência ao máximo, está bem? Então, vamos lá! Confira a seguir.
- Preste atenção na tábua de marés para não marcar seu passeio em dias com maré ruim, pois acabará sendo um desperdício de dia se você não conseguir aproveitar
- É importante comprar seu ingresso direto com a Associação de Jangadeiros, ou com o seu jangadeiro, assim eles seguem uma ordem super organizada e passam a comissão certinha de acordo com a quantidade de turistas
- Levar chinelo ou sapato de mergulho é fundamental, assim você evita machucar os pés nos corais
- Use uma GoPro para registrar os momentos ou leve uma capinha própria pra mergulho para o seu celular
- Cuidado! Não pague a mais, o preço do passeio com a jangada é tabelado
O paraíso das piscinas naturais de Porto de Galinhas
Com o post de hoje você tem certeza que o passeio pelas piscinas naturais de Porto de Galinhas é o verdadeiro paraíso, né? Não tem como passar por lá sem fazer esse passeio.
As fotos e as lembranças vão mudar a sua vida e marcar você, afinal, o contato com a natureza é capaz de mudar a gente!
Tem vontade de visitar Porto de Galinhas? Já conheceu as piscinas naturais? Conta aqui pra gente, comenta, vamos adorar saber.