Quem conhece Caraíva Bahia não esquece tão cedo. O lugar é um paraíso no litoral sul da Bahia e mescla muito bem o que há de melhor para quem deseja de fato se desligar um pouco da agitação da cidade.
Em Caraíva há ruas de areia, suas conhecidas e clássicas casas coloridas e permite que se altere facilmente entre banhos de mar e de rio.
A vila a beira-mar está a aproximadamente cerca de setenta quilômetros do Aeroporto Internacional de Porto Seguro e ainda é um destino pouco conhecido pela grande maioria dos turistas.
Felizmente, Caraíva Bahia vem ganhando destaque e passando a integrar os principais roteiros de viagem de brasileiros que desejam conhecer e explorar o país. Além disso, é um destino obrigatório para quem deseja conhecer as mais belas praias baianas.
Quais são as principais características de Caraíva Bahia?
Faz pouquíssimo tempo que a luz elétrica chegou a Caraíva e ainda assim está restrita especialmente ao interior das residências e aos estabelecimentos comerciais. As ruas da vila ainda são de areia e as suas principais características são mantidas ao longo dos anos, longe do que a modernidade estaria trazendo.
Carros não entram
Na Vila de Caraíva os carros não entram, sendo um dos quatro destinos do Brasil onde não é possível chegar dirigindo. Ao visitar o local, a sensação que fica é que a cidade simplesmente parou no tempo e muito do que a modernidade trouxe ainda não chegou por lá, mas isso não é uma crítica, de forma alguma.
A cidade permite o pleno contato com a natureza e esse é um dos seus principais pontos fortes, o que acaba atraindo os turistas tanto do Brasil quanto do mundo.
Além do contato com a natureza, quem visita Caraíva Bahia pode aproveitar as belas praias e a calmaria do lugar. Diga-se de passagem, a vila não é um destino para quem busca luxo, pelo contrário, mas um destino perfeito para quem deseja descansar e aproveitar a família em frente ao mar com tranquilidade.
Uma das principais características do lugar é permitir o pleno acolhimento dos turistas. Logo ao chegar você perceberá que em poucos minutos, já na travessia do Rio Caraíva, vai se sentir parte daquele espetacular espaço e dessa paisagem encantadora.
O que fazer em Caraíva?
Esqueça a agitação das cidades e sobretudo as buzinas dos carros, tão presente no dia a dia. Em Caraíva os automóveis são proibidos de circular e você ficará sem esse som fazendo parte da sua estadia.
É hora de aproveitar o vento fresco com cheiro de mar e igualmente a areia fina sob os seus pés.
Caraíva está em busca de manter um volume baixo de turistas, através do investimento no turismo sustentável para preservação de suas características naturais.
A palavra de ordem em Caraíva é relaxar. Você precisa estar de fato disposto a relaxar e aproveitar a estadia. Uma dica de ouro nesse caso é deixar toda preocupação, ansiedade, estresse e angústia do outro lado do rio, e busque encontrar o clima do vilarejo o mais rápido possível.
Desfrute das belas casinhas coloridas, da areia fina, e da água de mar, que você pode trocar pela água de rio, e o ideal é que você de fato alterne entre um e outro para desfrutar ainda mais do seu momento em Caraíva.
Dentre as principais opções que você tem para fazer na vila consiste em aproveitar deliciosos banhos de mar e também de rio. Há boas praias para conhecer em Caraíva e algumas delas são desertas, o que pode tornar o passeio ainda mais especial.
Praia da Barra
E por falar em praia, você deve aproveitar a estadia para conhecer uma das praias mais famosas da região, a Praia da Barra.
Os turistas que visitam Caraíva BA dividem a sua atenção e tempo entre o mar e o rio, nesse sentido, o ponto de encontro entre um e outro acaba sendo a Praia da Barra que é extremamente popular. A Praia da Barra é considerada uma das melhores praias do Brasil e mais do que isso é a mais popular entre os turistas que visitam Caraíva.
Se optar por ficar entre mar e rio, acabará passando pela praia, não se espante pelo alto volume de turistas que frequentam o local.
O pôr do sol na Praia da Barra é um dos mais lindos de Caraíva, sendo uma experiência fantástica. Se quiser, há quiosques onde pescadores comercializam peixes frescos e petiscos para consumo local.
Praia de Caraíva
Apenas a ponta de encontro entre o Rio Caraíva e o mar é denominado de Praia da Barra, todo o restante recebe o nome de Praia de Caraíva, local frequentado por muitos famosos.
O local é extremamente bonito, mas a cor da água pode causar estranheza na grande maioria dos turistas. Isso porque em alguns momentos pode estar com um tom que remete ao marrom.
A coloração da água altera devido à vazão do rio e conforme a maré sobe a água volta a sua coloração azulada voltada especialmente para o cinza.
As águas da Praia de Caraíva sofrem direta influência da maré e dessa forma, tudo depende exclusivamente do horário com o qual você desce para a praia. Mas não se assuste, não há nada de errado com a água.
Essa praia consiste em uma opção perfeita para quem gosta de uma faixa de areia deserta. Basta caminhar poucos minutos e já não há mais ninguém por perto e você poderá curtir esse momento.
As noites em Caraíva
Mesmo sendo um vilarejo marcado por sua calmaria, as noites surpreendem positivamente especialmente na alta temporada. A noite de Caraíva começa sobretudo no beira-rio onde se concentram os restaurantes do vilarejo.
Dentre as opções que a noite de Caraíva oferece é possível escolher entre um jantar romântico assim como um jantar mais badalado com música ao vivo. O que não faltam são opções para um bom jantar.
O jantar em Caraíva tem início por volta das oito horas da noite após um cochilo depois de um dia inteiro de praia e sol.
Se além do jantar a ideia for aproveitar uma balada na cidade, o recomendado é sair de casa por volta das dez horas da noite, período que esse tipo de evento tem início.
Para aproveitar a madrugada, o principal atrativo é o forró que acontece princialmente no Forró do Pelé, mas também há outros locais que estendem a folia até o sol raiar, agradando os turistas mais entusiasmados.
Como se locomover?
Uma dúvida que pode acabar ficando na cabeça de quem está pensando em ir a Caraíva é justamente como se locomover uma vez que veículos não são autorizados.
Os veículos que levam os turistas até Caraíva ficam estacionados do outro lado do rio. E para realizar a travessia somente com a contratação de pequenos barcos que iniciam uma nova travessia a cada dez minutos.
A travessia de um lado ao outro não dura nem cinco minutos e tem um custo extremamente baixo. Para carregar as bagagens, caso seja necessário, ao chegar, é possível contar com a ajuda de algumas carroças.
Ademais, toda a locomoção pelo local deve ser feita a pé, com os chinelos tocando o chão de areia, em ruas que ainda não foram asfaltadas.
A dificuldade de acesso e locomoção são um dos principais motivos que ajudam a manter a vila tão bem preservada ao longo dos anos, estando praticamente intocada.
Para trajetos mais longos, é possível contratar o serviço de transporte por buggy que tem o tráfego autorizado, embora não seja extremamente usual.
Como chegar?
Caraíva Bahia integra o município de Porto Seguro e está a cerca de setenta quilômetros do Aeroporto Internacional de Porto Seguro, há mais ou menos trinta e seis quilômetros de Trancoso.
Todavia, a dificuldade de acesso mencionada acima consiste especialmente em um dos motivos que fazem o local se manter tão bem preservado e quase intocado.
O volume de turistas recebido é baixo justamente porque visitar Caraíva não é uma das tarefas mais fáceis e demanda de tempo, esforço e dedicação.
Dentre as opções para chegar ao local é possível investir tanto no trajeto de carro ou de ônibus. No caso do trajeto de carro é preciso uma boa destreza no volante uma vez que as estradas não são as melhores e é possível encontrar muitas irregularidades.
Mesmo optando pelo carro ou pelo ônibus é preciso estar ciente que o final do trajeto deve ser feito unicamente de barco. A parte turística de Caraíva está localizada após o Rio Caraíva que deve ser percorrido por meio de barco.
A travessia, após deixar o carro no estacionamento, não leva mais do que cinco minutos.
Conclusão
Caraíva é de fato um paraíso localizado no litoral baiano e ainda é pouco conhecida pelos turistas brasileiros.
Em suma, com um pouco de disposição e tempo é possível se aventurar a conhecer a região que com toda certeza proporcionará uma experiência de viagem única.
Caraíva tem um forte apreço pela sua preservação e os turistas que a visitam devem respeitar e contribuir para isso. A proibição do tráfego de veículos visa justamente manter as características naturais do local.
O que você achou das dicas e informações sobre Caraíva Bahia? Se você gostou, curta, compartilhe, isso ajuda o nosso trabalho. Nos vemos no próximo destino.