Há uma dúvida muito persistente em qual a maior cachoeira do Brasil. Essa dúvida paira no ar sobretudo pela grande dificuldade que há de se acessar as maiores cachoeiras do país, mas uma delas com toda certeza é a Cachoeira da Fumaça na Bahia.
Apesar de ser de fato muito difícil acessar esses locais e garantir exatamente que consiste em um dos locais mais altos do país, em um aspecto nesse sentido muitos pesquisadores e viajantes especializados concordam.
A Cachoeira da Fumaça, localizada na Chapada Diamantina na Bahia é uma das mais altas e mais acessíveis cachoeiras do país. Conheça aqui detalhes da cachoeira mais alta do mundo.
A coreografia realizada perfeitamente por cerca de trezentos e setenta metros entre ar e água foi o que deu nome a essa cachoeira que hoje é visitada por turistas tanto do Brasil quanto do mundo na Chapada Diamantina em uma perfeita dança com passos mais do que ensaiados.
Com a combinação de água e vento em uma extensão de cerca de trezentos e setenta metros a água espalha-se pelo ar antes mesmo de atingir o chão, o que dá a impressão de que há mesmo uma fumacinha saindo.
Daí vem o nome Cachoeira da Fumaça, por vezes os turistas que visitam o local conseguem até mesmo sentir a água em queda por pequenas gotículas carregadas pelo vento.
Como fazer para chegar a Cachoeira da Fumaça?
A chegada a cachoeira é considerada de esforço elevado, mas o visual que o visitante encontrará, a calmaria e igualmente a energia presente no local compensa todo o esforço para a chegada. A cachoeira fica localizada no Parque Nacional da Chapada Diamantina, no município das Palmeiras.
A sua localização está há aproximadamente setenta e cinco quilômetros de Lençóis, antiga cidade de extração de diamantes na Bahia. Se puder, aproveite para conhecer a cidade, veja aqui detalhes de sua riqueza histórica e cultural
Trilha para a cachoeira
A trilha para chegar à Cachoeira da Fumaça é um tanto quanto extensa e pode acabar pegando alguns viajantes de surpresa. São cerca de seis quilômetros apenas de ida. Desses seis quilômetros, os dois primeiros consistem em uma íngreme subida que demandará de um bom esforço para ser concluído.
O mais indicado para a realização dessa trilha é a contratação de um guia turístico, sobretudo porque o percurso para chegar a cachoeira é composto por inúmeras bifurcações que podem levar o viajante inexperiente a se perder.
Além disso, os guias do local conhecem interessantes histórias sobre a cachoeira e seu entorno, o que vale a experiência.
O que levar para passar um dia na Cachoeira da Fumaça?
Para realizar o passeio pela Cachoeira da Fumaça você não precisa levar absolutamente nada, mas se quiser desfrutar ainda mais da trilha pode levar artigos que tornem a caminhada mais tranquila uma vez que ela é de fato bem puxada para a maioria dos turistas que visitam ou desejam visitar a cachoeira.
O mais importante para que possa aproveitar o passeio sem incômodo é a escolha de um tênis confortável, somente assim poderá aguentar o trajeto sem grandes problemas.
Além disso, é fundamental levar um suprimento de água uma vez que pelo caminho não haverá possibilidade de beber em lugar algum. Veja aqui dicas para a escolha de um calçado adequado.
Ter um lanche também pode ser uma boa estratégia para recuperar a energia se necessário, afinal, são seis quilômetros de caminhada com um bom trecho de subida.
Em dias quentes é importante ter atenção quanto ao uso do protetor solar e também de um boné para proteção do rosto evitando grande exposição e consequência a longo prazo.
Não se esqueça é claro da sua máquina fotográfica ou de carregar o celular para registrar os excelentes momentos que você vivenciará ao longo do percurso e sobretudo na chegada.
O que fazer na cachoeira?
A cachoeira pode ser vista tanto de baixo quanto de cima, o que pode evitar que você tenha de realizar a subida de cerca de seis quilômetros. Mas claro que a vista do alto é totalmente gratificante e vale a caminhada, todavia, se você preferir pode ver a cachoeira de baixo.
A vista da cachoeira de baixo demanda de uma caminhada muito mais cansativa de cerca de trinta e seis quilômetros e é necessário sem sombra de dúvidas a contratação de um guia para evitar se perder.
Para quem optar pela subida até o topo da cachoeira pode pensar até mesmo em desistir quando chegar ao meio do caminho principalmente pela grande dificuldade do trajeto logo em sua primeira etapa, mas passada essa etapa a trilha tende a se tornar mais agradável e você poderá desfrutar da linda paisagem do entorno sem sofrimento.
Durante a trilha os viajantes passarão por muitos mirantes dos quais é possível ver a cachoeira e a depender do clima também é possível ver um arco-íris se formar.
O passeio para subida ao todo da cachoeira não inclui banho nela, mas você pode desfrutar de uma outra cachoeira próxima para aproveitar a água.
Desafios para o passeio
O grande desafio da Cachoeira da Fumaça é a trilha para acesso a ela. Se vista de baixo o viajante precisará realizar uma trilha significativamente extensa com cerca de trinta e seis quilômetros. Para vê-la de cima há uma boa subida de aproximadamente dois quilômetros em uma trilha de cerca de seis de extensão.
Esse consiste em um dos principais desafios para quem deseja conhecer e apreciar todos os encantos da cachoeira. Se superado o seu desafio de acesso, o turista desfrutará de uma paisagem sem igual em uma das mais altas cachoeiras do Brasil.
Conclusão
A Cachoeira da Fumaça é uma das mais belas do país é atrai turistas de todo o mundo. Se você deseja conhecê-la o ideal é evitar sobretudo a alta temporada. Uma vez que o alto volume de turistas e pessoas pode acabar gerando estresse.
Além disso, o mais indicado em termos de segurança é deixar o seu nome registrado no livro de visitas do parque. É por meio desse livro que facilmente eles identificam se alguém eventualmente se perdeu.
Para realizar o passeio, seja por baixo ou por cima, esteja disposto a caminhar. Mesmo sendo de fato um trajeto puxado disposição para percorrê-lo pode fazer a diferença.
Essas são algumas dicas que podem ajudar quem está pensando em aproveitar as férias para conhecer Cachoeira da Fumaça BA. Se você gostou, compartilhe, isso ajuda o nosso trabalho, nos vemos no próximo destino.