O litoral do Ceará é riquíssimo em beleza natural e temos vários exemplos, como a praia da Iracema, Jericoacoara e Canoa Quebrada. Neste último destino, as falésias e as dunas impressionam, além de encantar com o mar verde-esmeralda e um pôr-do-sol de tirar o fôlego.
Além da bela paisagem os turistas que frequentam o local têm a disposição bares e restaurantes a beira-mar.
Canoa Quebrada é um dos destinos mais famosos do Nordeste e é um dos pontos de parada mais conhecido da Rota das Falésias. Por ser um destino muito rico em detalhes, não recomendamos o passeio de um apenas um dia, com saída de Fortaleza.
Com certeza, é um cantinho do litoral nordestino que vale a pena curtir com mais calma e tendo mais tempo para desfrutar de suas maravilhas. Quanto tempo ficar? Programe-se para ficar pelo menos dois dias e conseguir ver os principais pontos da praia.
O que é Canoa Quebrada?
Canoa Quebrada consiste basicamente em um paraíso no litoral nordestino. Essa bem poderia ser a definição para apresentação do local.
Na prática, Canoa Quebrada é uma praia paradisíaca localizada a leste do estado do Ceará, estando a mais ou menos cento e sessenta e três quilômetros de Fortaleza. A praia pertence ao município de Aracati.
Por que dois dias?
Muitos turistas acreditam que apenas um bate e volta em Canoa Quebrada seria o suficiente para que seja possível conhecê-la, mas isso não é verdade, há muito o que fazer na praia, podendo o turista explorar diferentes opções de lazer. Algumas delas você confere aqui caso esteja pensando em aproveitar alguns dias em Canoa.
Ao ficar em Canoa Quebrada você poderá aproveitar o que há de melhor no roteiro Rota das Falésias. Além disso, vale mencionar logo de início que o Ceará, como é o caso especial de Canoa, é um destino muito inspirador, já tendo sido palco de documentários como o de Orson Welles.
O que fazer em dois dias?
Você vai encontrar muitas opções de lazer em Canoa Quebrada. E o melhor é o lugar conta com opções tanto para os que querem apenas sentar na praia, apreciar a vista e relaxar enquanto toma uma caipirinha gelada, tanto para os que querem se aventurar. Também é uma opção para quem viaja em família.
Ou seja, é um destino que tem o potencial de agradar a todo tipo de viajante, bolso e gostos, podendo ser o seu próximo roteiro perfeito.
Relaxar na praia pode ser uma opção para curtir Canoa
O litoral cearense é conhecido por ventar bastante. Isso nos coloca em duas situações distintas, a primeira é positiva, pois o vento ameniza a sensação de calor, a outra, nem tão agradável pois tomar sol e se bronzear pode vir, literalmente, com um tanto de areia da praia.
Então, qual a solução para isso? Se abrigue em um dos muitos quiosques na praia, peça uma bebida gelada e relaxe.
As barracas do canto direito da praia são menos movimentadas, ao passo que as do canto esquerdo são mais populosas. Escolha o seu estilo e aproveite o dia de sol e mar protegido da areia.
Passeio de buggy
Esse é o passeio que os turistas mais gostam de fazer pelo litoral do Ceará. Além do cenário ser lindo, Canoa Quebrada proporciona aos visitantes boas surpresas. É possível fazer o roteiro por conta própria, mas recomendamos ter um profissional para evitar qualquer problema de percurso.
Você pode escolher dois tipos de roteiro, o das Dunas e Lagoas, com duração de uma hora, ou de Ponta Grossa, que é mais longa e dura mais ou menos duas horas e meia, você escolhe.
Esse roteiro com duração de uma hora, passa pela Praia do Estevão, cartão-postal de Canoa Quebrada, a Duna do Pôr do Sol, e o Parque de Dunas e Lagoas, para aqueles que querem experimentar o famoso esquibunda. Essa não é a única opção de aventura na Duna Gigante.
Ao final do passeio, acontece uma parada em um quiosque entre as dunas para um descanso rápido para o retorno até à cidade.
Uma dica é que este passeio fica melhor se programado para o fim da tarde, assim a parada final será na Duna do Pôr do Sol.
Nesse passeio, o horário de saída depende de como estiver a maré, pois o percurso é feito pela própria praia. O roteiro é pelas Praias de Estevão, Porto Canoa, Majorlândia, Quixaba, Refúgio Dourado, Lagoa do Mato, Fontainha, Retininho, Retiro Grande até Ponta Grossa.
Passear de Jangada
Essa é uma outra atividade que os visitantes gostam bastante. Mas, lembre-se que esse trecho do litoral nordestino venta bastante e a jangada não é uma embarcação muito estável. Por isso, converse com o jangadeiro antes para verificar as condições climáticas do dia.
Praticar Kite surfing
Por ser uma região com bastante vento, não só Canoa Quebrada mas outras praias da região, acabam atraindo o público que gosta de praticar o Kite Surfing. Assim como passeio de parapente, é importante estar atento aos itens de segurança oferecidos pelos profissionais.
Passear de parapente
Esse é aquele passeio para quem gosta de aventura. Curtir o visual das falésias, do mar esverdeado e todas as praias da região é uma experiência muito radical além de render boas fotos.
Se for o seu estilo de passeio, aproveite a oportunidade. Mas, não deixe de verificar todos os itens de segurança necessários.
Passear na Broadway
O nome oficial desse trecho é Rua Dragão do Mar, mas ainda é pouco utilizado. A maioria conhece por Broadway. O movimento começa a aumentar logo ao entardecer, portanto, quanto mais cedo chegar, melhor.
Lá você encontrará diversas opções de restaurantes para todos os bolsos e gostos. Vá cedo e encontre aquele que mais tem a ver com você.
A Broadway cearense é simplesmente a rua mais movimentada de Canoa Quebrada e atrai turistas sobretudo porque há uma concentração de restaurantes, bares e diferentes tipos de estabelecimentos que levam o que melhor que há na cidade para o turista.
Dentre as opções que são possíveis de encontrar na rua há bons restaurantes, excelente opção para um jantar no fim do dia. Querendo ou não, ao estar em Canoa, você passará muitas vezes pela rua.
Visitar o símbolo da praia a lua e estrela
Por último, mas não menos importante, não deixe de visitar o símbolo oficial de Canoa Quebrada, que é uma lua e uma estrela. Este símbolo está espalhado pela cidade, mas registrar a visita no ponto oficial é uma opção interessante.
A curiosa história por trás desse símbolo
Há uma curiosa história por trás desse símbolo. Um casal de argelinos teria solicitado que um artesão local desenhasse uma estrela e uma lua, um símbolo presente na bandeira da Argélia.
Atendendo ao pedido o artesão realizou o desenho, mas acreditou que estava realizando um desenho que tinha relação com Canoa Quebrada especialmente e começou a replicar a arte em todas as produções.
A magnitude que as reproduções tomaram fez com que parecesse que de fato era o símbolo da praia.
Como chegar a Canoa?
Canoa Quebrada está localizada a leste do estado do Ceará, especialmente no município de Aracati. Turisticamente essa região recebe o nome de Rota das Falésias ou Rota das Cores.
Há duas principais formas de realizar uma viagem para conhecer o local. Uma delas consiste em fazer um bate-volta a partir de Fortaleza e dormir na cidade.
Como mencionado anteriormente, fazer um bate-volta pode ser interessante se você não tiver outra oportunidade e quiser apenas conhecer um pouco das principais belezas e características da praia, mas poder pernoitar é sem sombra de dúvidas a melhor opção.
Se o objetivo for conhecer as oito regiões que integram a Rota das Falésias se hospedar em Canoa acaba sendo a melhor opção.
A rota é um dos destinos pertencentes ao Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo, elaborado em parceria com o Sebrae. Inicialmente o projeto contava apenas com o suporte do Sebrae Ceará, quando passou a receber também o apoio do Sebrae Rio Grande do Norte.
Conclusão
Viajar para Canoa Quebrada pode ser uma excelente experiência principalmente para quem deseja conhecer algumas das melhores praias do nordeste brasileiro.
São cerca de duzentos e quinze quilômetros de falésias, dunas e praias com um mar de cor característica que atrai turistas de todo o Brasil. Apesar de ser destino bem apreciado e com isso receber um volume significativo de turistas, é possível aproveitar a estadia sem um grande volume de turistas.
Há a opção de realizar um bate-volta a partir de Fortaleza, o que acaba sendo uma boa alternativa se não pretende ficar muito tempo no local. Se o objetivo for justamente o oposto, é possível encontrar diversão e atividades incríveis para cada um dos dias que permanecer em Canoa.
Para ir até Canoa de carro, o acesso é tranquilo, mas a viagem é extremamente longa e leva mais de duas horas e meia, o que pode fazer com que seja cansativa para muitas pessoas. Vale destacar também que mesmo o bate-volta sendo uma opção nem todas as atrações são possíveis de experimentar dessa forma.
O que achou dessas dicas? Se você gostou, curta, compartilhe, isso ajuda o nosso trabalho. Nos vemos no próximo destino.