Paz, tranquilidade e sem sinais de agitação. Essas são algumas das características que imperam em Corumbau Bahia.
Somente essa breve apresentação faz da região ser uma excelente opção para quem vai passar uma temporada no nordeste brasileiro. Apesar de estar fora dos holofotes dos principais destinos no litoral do país, Corumbau reserva experiências incríveis para o turista que decide conhecer melhor esse paraíso.
Quem decidir conhecer Corumbau Bahia poderá aproveitar de deliciosos dias de sombra, passeios incríveis, praias encantadoras, e a possibilidade de mergulhar em um ambiente tranquilo, sem agito ou badalação. Se essas características te atraem que tal incluir esse destino em seu roteiro de viagem?
Corumbau Bahia é aquele destino que merece ser conhecido e apreciado e você com toda certeza não vai se arrepender da experiência de vivenciar os seus encantos.
O que é Corumbau Bahia?
Corumbau Bahia consiste em uma das regiões mais tranquilas do estado baiano e que consegue reunir para o turista excelentes opções de praias em meio a tranquilidade de um contingente pequeno de turistas. A melhor apresentação de Corumbau seria o paraíso no litoral baiano.
Desdobramentos ao conhecer Corumbau
Que o litoral baiano reserva beleza mais do que fantástica não é uma novidade para ninguém, mas Corumbau surpreende. Ao viajar para essa região, e ao incluir Corumbau você não vai se arrepender, sem sombra de dúvidas.
De clima extremamente pacato, a região não deixa a desejar em nada, tendo belezas naturais mais do que dignas de cartão postal. Além disso, oferece aos turistas passeios em aldeias indígenas e verdadeiras riquezas gastronômicas únicas.
Além dessas características, Corumbau Bahia está bem próxima de outras praias conhecidas por seus encantos. Quem decidir por conhecê-la estará mais perto de conhecer outras excelentes praias, Como é o caso de Caraíva, por exemplo.
Quando ir?
Muitos turistas ao programar uma viagem acabam se esquecendo de considerar o melhor período para embarque. Embora não pareça algo relevante, saber quando ir pode evitar que você perca bons momentos de lazer, seja por chuvas, alta temporada, ou similares.
No caso especial de Corumbau Bahia, a previsão é boa o ano todo sobretudo porque o sol não tende a dar descanso e dessa forma as temperaturas estão elevadas frequentemente.
É natural que uma chuva ou outra possa vir a ocorrer, mas nada que possa de fato comprometer o passeio, ou as atrações que você pode ter programado. Isso porque tendem a ser passageiras e não comprometem o roteiro estabelecido.
Se você quer correr o menor risco possível com chuvas e aproveitar o que há de melhor nesse lugar, o verão acaba sendo a opção mais indicada, com início em dezembro e seguindo até os meses de fevereiro e março.
Mesmo sendo considerado alta temporada, não precisa se preocupar, Corumbau Bahia não está na rota de principais destinos no nordeste, mesmo em alta temporada o volume de turistas é relativamente baixo. Todavia, tende a ser uma das praias que podem ganhar atenção em 2022.
Como chegar?
Corumbau é pouco conhecida, isso é um fato. Dessa forma quem pensa em ir até o local se pergunta como chegar em Corumbau Bahia?
A maneira mais fácil para chegar a Corumbau acaba sendo por meio do desembarque no Aeroporto Internacional de Porto Seguro. Apesar de ser o ponto mais próximo para o início do trajeto, o aeroporto fica a aproximadamente duzentos e vinte quilômetros de distância da região.
Para quem vai viajar especialmente com a Latam Airlines ou a Azul é possível desembarcar no aeroporto Teixeira de Freitas. O mesmo está a cerca de cento e trinta e cinco quilômetros de distância mas acaba sendo uma opção.
Para quem desembarca em Porto Seguro, há algumas alternativas para chegar de fato a Corumbau. Dentre elas a possibilidade de contratação de um transfer, carro ou táxi para chegar.
A opção de contratar um carro locado permite que o viajante tenha mais autonomia para conhecer os diferentes destinos do litoral baiano.
Relação Prado a Corumbau
A distância entre Prado e Corumbau é de aproximadamente cem quilômetros apenas. A pouca distância entre uma cidade e outra é o que faz com que muitos turistas ao estarem em uma incluam a outra no roteiro de viagem. Caso tenha alugado um carro para realizar o trajeto, o ideal é realizar o percurso com calma, atento as irregularidades do solo. Como não é uma via completamente asfaltada pode levar a problemas ao dirigir.
Estes possíveis problemas podem ser minimizados caso o motorista esteja atento ao volante uma vez que o trecho entre ambas não é sinuoso.
Atenção ao mapa
Se você está pensando em ir a Prado de carro ou mesmo a Corumbau é preciso estar atento a algumas questões. O primeiro passo é olhar atentamente um mapa para que se tenha clara consciência de onde esse destino está localizado e quais são as rotas de deslocamento possíveis.
Ao ter esse pequeno cuidado fará com que você não tenha problemas no meio do percurso. Além disso, ao ter atenção quanto ao mapa você terá a possibilidade de explorar as praias mais bonitas da região.
Com o mapa igualmente será muito mais fácil fazer a inclusão ou exclusão de destinos caso você esteja inteiramente por conta do seu programa de viagens. Para quem vai a Corumbau uma das cidades no entorno que é praticamente de parada obrigatória acaba sendo além de Prado, Trancoso.
Trancoso é um distrito que está localizado em Porto Seguro e que com toda certeza você já deve ter ouvido falar. É um destino extremamente popular entre os famosos que embarcam para o litoral baiano.
Para quem está em Corumbau, seja por conta própria ou não, conhecer Trancoso, mesmo em um bate-volta acaba sendo uma experiência incrível que vale super a pena se você tiver a oportunidade.
O que fazer?
O que não faltam são opções de lazer do que fazer em Corumbau, não à toa muitos dos turistas que viajam até o local voltam mais vezes para apreciar tudo o que de bom o lugar oferece. Abaixo você confere uma lista especial do que pode encontrar na região.
Ponta do Corumbau
A Ponta do Corumbau é na verdade sinônimo de paraíso no litoral da Bahia. É igualmente o principal e mais conhecido cartão postal do local.
No local estão as melhores hospedagens para quem deseja ficar em um ambiente extremamente agradável e exuberante. A paisagem do lugar é encantadora e dentre os principais destaques está a orla coberta por grande diversidade de vegetação, faixa de areia que segue mar adentro e hotéis localizados a beira-mar.
Vale mencionar também que é a partir de Ponta do Corumbau de onde saem as principais fotos da região, sendo um ponto de parada obrigatório para quem está em busca de registrar os melhores momentos da viagem.
As fotos aliás mudam a partir da mudança da maré, o que torna a paisagem particularmente única a cada novo registro.
Por falar em maré, quando a água baixa, é possível caminhar em meio ao mar pelo banco de areia. Os momentos mais propícios para que isso efetivamente ocorra é durante as noites de lua nova e de lua cheia.
Independente do dia que você decidir ir até Ponta, esteja disposto a estender a canga em meio a praia e relaxar. A calmaria do lugar é um convite mais do que perfeito para isso.
Se escolher passar o dia aqui, encontrará areia branquinha, mar azul vívido, com águas cristalinas e uma paisagem deslumbrante que convida a permanência.
Recife de Itacolomi
Além das belas praias que você vai poder desfrutar de bons mergulhos, saiba que há inúmeras outras opções de lazer em Corumbau que farão você jamais esquecer a viagem. Um desses locais acaba sendo justamente Recife de Itacolomi.
No Recife de Itacolomi os visitantes podem simplesmente mergulhar com lindos corais coloridos e peixes dos mais diferentes. Uma experiência certamente memorável.
Para chegar até o Recife é necessário pegar um barco e realizar um trajeto por cerca de trinta minutos até efetivamente chegar no ponto de parada. Como se não bastasse a excepcional experiência proporcionada pelo mergulho, quem se aventurar pelo recife terá uma paisagem incrível até a chegada.
Essa paisagem já valeria todo o investimento na viagem mas o turista ainda será recompensado com o mergulho ao efetivamente chegar ao recife. E o mergulho guarda ainda mais belezas do que se pode imaginar em um primeiro momento.
O mergulho é feito com snorkel e os turistas podem conhecer de perto uma rica diversidade de vida marinha que habita as águas do local. É uma experiência memorável que não deve ser negligenciada se for possível ter a oportunidade.
Parque Nacional do Monte Pascoal
Ao estar nessa região do estado baiano, uma dica é montar um roteiro especial que contemple mais do que as praias da região. Uma opção inclusive acaba sendo o Parque Nacional do Monte Pascoal.
Esse parque oferece aos visitantes atividades naturais das mais diferentes das mais diferentes, a que mais faz sucesso acaba sendo a trilha até o topo do monte. A partir do topo os turistas que realizam a subida tem uma das melhores vistas da região.
Para aproveitar tudo o que o parque tem a oferecer aos visitantes, a melhor opção é reservar especialmente um dia somente para o parque, realizar a trilha e fechar o dia com um banho de mar ou de rio que passa pelo local. Além disso, será possível aproveitar para ver de perto a rica fauna e flora que há.
Terra Indígena Barra Velha
Esse é outro daqueles destinos que ficam bem próximos de Corumbau Bahia e se você tiver a oportunidade de conhecer o deve fazer sem sombra de dúvidas.
Assim com o parque mencionado acima é um destino que não tem nada a ver com as praias para lá de paradisíacas. A Aldeia Barra Velha é onde residem os índios Pataxós.
Essa tribo recebe os turistas que desejam conhecer suas tradições e cultura em uma programação voltada especialmente para esse fim.
Durante a visita à aldeia os anfitriões cantam e dançam com os visitantes que poderão se ambientar completamente da cultura local e conhecer um pouco mais sobre o estilo de vida da tribo.
Em relação à passagem pelo local, não deixe de adquirir os produtos produzidos pelos povos indígenas para os turistas.
Observar as baleias
Em Corumbau é possível observar as baleias jubartes que saem da Antártica e seguem rumo a costa do Brasil. O objetivo dessa longa viagem é o processo de acasalamento e o nascimento de filhotes nas águas com temperaturas mais quentes que são encontradas na costa do país.
Assim não são apenas as praias que fazem sucesso em Corumbau. Muitas baleias que escolhem a região de Corumbau, Prado e Porto Seguro para o processo de acasalamento.
Caso esteja em Corumbau, sobretudo nos meses de julho a novembro, período em que esses animais tendem a passar pela costa brasileira, contrate um passeio de barco para poder vê-las.
Vá a Caraíva
Aproveite a estadia para conhecer a Vila de Caraíva, é um destino próximo a Corumbau, ficando a cerca de oito quilômetros apenas e que é capaz de proporcionar ao visitante uma vivência única.
Dentre os atrativos especiais de Caraíva (inserção de link interno sobre Caraíva) há opções de praias, como Praia do Satu e também Praia da Boca da Barra.
Vale destacar que Caraíva é um local pacato, mas caso você já esteja há alguns dias em Corumbau vai perceber que o volume de turistas e a movimentação geral no local é ligeiramente maior. Nada que efetivamente atrapalhe ou faça com que não seja possível aproveitar as praias e a paisagem, mas é perceptível.
Conclusão
Embora não seja um destino tão conhecido por grande parte dos turistas que visitam a Bahia, Corumbau é um paraíso a ser explorado no melhor emprego do termo.
Quem está prestes a embarcar rumo a esse paraíso baiano pode estar certo que encontrará do outro lado do arco-íris.
O destino é repleto de praias e atrações turísticas próximas, o que tornam a possibilidade de montar um roteiro ainda mais rico.
O que você achou dessas dicas sobre Corumbau e o litoral baiano? Deixe um comentário abaixo informando o que mais deu vontade de visitar e quais lugares você ainda quer conhecer. Se você gostou, curta, compartilhe, isso ajuda o nosso trabalho. Nos vemos no próximo destino.