Muitas pessoas que decidem viajar para conhecer a região nordeste do país, excluem o Piauí de seus respectivos roteiros de viagem, ao acreditar que não há nada para ser conhecido ou explorado no estado. Mas o fato é que Piauí possui sobretudo excelentes atrações que são mais que dignas de cartão postal, como é o caso de Delta do Parnaíba.
Além disso, o litoral do Piauí nem mesmo chega a ser extenso para ser um empecilho para quem deseja conhecê-los, são cerca de aproximadamente apenas sessenta e seis quilômetros divididos em apenas quatro municípios.
Vale destacar que mesmo sendo de fato desconhecido por muitos viajantes, Delta do Parnaíba integra a Rota das Emoções ao lado de outros destinos igualmente paradisíacos como Lençóis Maranhenses e Jericoacoara. Em 2009 a Rota das Emoções foi eleito o melhor Roteiro Turístico do país.
O problema é que muitos turistas justamente por desconhecimento, ao realizarem a Rota das Emoções acabam simplesmente pulando o Piauí e deixando de conhecer todas as incríveis atrações que o estado tem a oferecer. Por isso, aqui você verá de antemão algumas das melhores opções para conhecer no estado.
O que é o Delta do Parnaíba?
O Delta do Parnaíba é o único das Américas de desaguar em rio aberto, nesse caso, no Oceano Atlântico e é o terceiro maior em todo o mundo estando atrás apenas do rio Nilo, na África e do MeKong, no Vietnã. Consiste na prática em um arquipélago com quase três mil quilômetros quadrados que curiosamente tem o formato da letra grega delta.
O que encontrar nessa região?
A região do Delta do Parnaíba é composto por um mix entre belas dunas, praias, mangues, igarapés, grande biodiversidade, ilhas, lagoas de água cristalina e árvores incríveis com mais de dez metros de altura.
Há uma rica fauna no local, muitas inclusive com risco de extinção. Como o jacaré do papo amarelo, bem como o macaco-prego, os bugios, assim como outros que também podem ser avistados por lá. Como, por exemplo, é o caso do camurupim, um tipo raro de peixe, além de garças e o famoso peixe de quatro olhos.
Dada a rica biodiversidade do local foi criada a chamada Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba. Ela compreende o estado do Piauí, Maranhão, Ceará e a Ilha das Canárias, especialmente a Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba. Veja detalhes da área de proteção aqui.
A área do Delta do Parnaíba está dividida entre dois estados. Sendo de trinta e cinco por cento no Piauí e o restante no estado do Maranhão. A foz de delta consiste no Rio de Parnaíba que se transforma progressivamente em vários canais ao se aproximar do mar.
Perto do mar o rio vai se transformando em ilhas, igarapés e também canais. Ao todo são mais de setenta ilhas e a maior delas, como o próprio nome entrega, é a Ilha Grande.
Onde fica Delta do Parnaíba?
Delta do Parnaíba fica entre os estados do Maranhão e do Piauí e é considerado como uma das mais belas paisagens do mundo. O rio Parnaíba se abre em diferentes canais que formam rios que correm para o mar. São esses braços que formam as ilhas.
O rio Parnaíba nasce na Chapada das Mangabeiras e percorre quase um mil e quinhentos quilômetros se desdobrando ao longo do trajeto em rios, lagoas, igarapés e ilhas que formam uma verdadeira mão aberta.
Os dedos dessa mão formam diferentes barras, dentre elas, Barra das Canárias, Barra Iguaçu e Barra do Caju. A partir desses locais há uma ramificação formando um santuário ecológico, condição extremamente rara que ocorre além de Delta do Parnaíba, apenas no Nilo, na África e do MeKong, no Vietnã.
Somente por essa raridade natural você deveria estar disposto a conhecer Delta.
Quando ir?
A melhor época para viajar para Delta do Parnaíba acaba sendo consequentemente entre os meses de maio a agosto. Nesse período o volume de chuvas já diminuiu significativamente da mesma forma a temperatura também caiu. Apesar da redução no volume de chuvas as lagoas estão cheias e suas águas estão limpas e cristalinas.
Para quem não pode viajar especialmente nesse período é possível também aproveitar Delta no período de dezembro a janeiro quando as chuvas ainda não se tornaram tão constantes e permitem que se aproveite a estadia e tudo o que o local tem de melhor a oferecer.
Os meses de janeiro a dezembro ainda acabam sendo uma boa opção para quem viaja com as crianças podendo aproveitar as férias escolares.
Diante do melhor período para embarcar rumo a Delta, veja dicas de locais para aproveitar e o que fazer ao chegar.
Porto das Barcas
Porto das Barcas é a porta de entrada de Delta do Parnaíba. É onde estão concentrados os armazéns muito utilizados para estocar cera de carnaúba e babaçu no século XX.
Estes armazéns datados desse período hoje possuem diversas utilidades tais como comportam lojas de artesanatos, pousadas, agências, bares, restaurantes e até mesmo um posto da polícia.
Ao chegar ao porto é possível ver as ruínas e monumentos que foram importantes para a história do estado do Piauí, além de apreciar a paisagem, seus prédios históricos e tudo o que há de rústico e singular no local.
Dentre os destaques que serão encontrados especialmente na região estão peças únicas pintadas por artistas locais, peças realmente diferenciadas que expressam particularidades culturais da região e também lembranças da estadia em Delta para presentear alguém especial.
O Porto das Barcas também acaba sendo um ponto de parada obrigatória, sobretudo se você deseja contratar um passeio específico. Em primeiro lugar porque as agências de turismo se concentram nessa região.
Durante a semana, o local tende a ficar certamente vazio. Dessa forma, evite ir durante a noite.
Ilha do Caju
A Ilha do Caju está localizada a cerca de cinquenta quilômetros de Parnaíba especialmente entre Maranhão e Piauí. A temperatura média do local fica em torno de vinte e sete graus e possui cinco diferentes ecossistemas, são eles: mangue, duna, mata, campo e água salgada.
A ilha é considerada um paraíso turístico, sendo uma das poucas regiões brasileiras onde se concentra um dos maiores volumes de biodiversidade. A Ilha do Caju proporciona ao turista uma experiência simples onde é possível ter contato com a rica diversidade de fauna e flora em um espaço relativamente pequeno.
Dentre os animais que é possível ver a partir da ilha há garças, marrecos, tartarugas marinhas gigantes, pica-paus, tucanos, tamanduás, gatos maracajás, veados, raposas, botos, entre outros.
O clima na ilha possui marcas bem características, é quente e úmido sendo bem convidativo para bons mergulhos. A paisagem no entorno tem sua formação composta por dunas, mangues e ilhas.
Partindo de lancha de Ilha Grande, especialmente de Porto dos Tatus, a viagem dura cerca de uma hora e meia até a ilha.
Praia Pedra do Sol
A Praia Pedra do Sol fica a cerca de apenas quinze quilômetros de Parnaíba, o que torna a possibilidade de ir até lá mais fácil para o turista. A praia impressiona pelos grandes rochedos graníticos que são vistos no local seguindo oceano adentro.
Esses grandes rochedos que são vistos dividem o mar da praia entre mar manso e mar bravo e são bons marcadores para quem deseja mergulhar. O lado do mar mais agitado, é extremamente disputado por praticantes de surf pelas ondas que se formam no local.
Ao lado do mar bravo há o mar manso que possui também alta procura. Por outro lado, nesse caso, por quem deseja pescar, apreciar o pôr do sol ou somente descansar apreciando a paisagem.
Quem for a praia durante o dia poderá aproveitar os quiosques que estarão abertos e oferecem o serviço de bar e restaurante.
Passeio tradicional
Esse passeio perpassa mangues, igarapés e rios em embarcações. Essa aventura sai do Porto dos Tatus e tem duração de seis horas com duas paradas, uma delas em Poldros para um banho de mar e outra em Morro Branco para um banho de água doce em uma duna.
O passeio inclui lanche, almoço e como não poderia ser diferente com uma boa caranguejada.
Conclusão
O passeio a Delta de Parnaíba consiste em uma experiência que você deve primordialmente viver ao menos uma vez na vida. Em suma, é preciso ter em mente que você estará conhecendo um dos três únicos lugares do mundo com essas características.
Certamente é preciso mencionar que a biodiversidade da região é algo que merece destaque especial. Quem visita Delta do Parnaíba tende a voltar inúmeras outras vezes.
Além das dunas, praias e mangues, muitos animais exóticos e em risco de extinção compõem a paisagem desse lugar paradisíaco. Paisagem que muitos turistas simplesmente negligenciam quando fazem a Rota das Emoções. Em conclusão, o que você achou dessas dicas para aproveitar Delta do Parnaíba?
Afinal, qual será o seu roteiro de viagens ao chegar ao local? Fale abaixo sobretudo que você mais espera conhecer. Se você gostou, curta, compartilhe, isso ajuda o nosso trabalho. Nos vemos no próximo destino.