A Ilha de Santo Aleixo consiste em um verdadeiro encanto, há quem o defina como o Caribe brasileiro. Não é nenhuma novidade que o Brasil consiste em um país repleto de destinos paradisíacos. Mas a Ilha de Santo Aleixo se destaca em meio a tantas ricas opções e isso se dá sobretudo por diferentes fatores. Como o mar transparente, a rica vegetação, a formação rochosa, a origem vulcânica e as suas piscinas naturais.
O Caribe brasileiro, localizado em Pernambuco atrai turistas de todo o mundo e possui diferentes atrativos para isso.
A Ilha de Santo Aleixo está localizada entre Porto de Galinhas e a Praia dos Carneiros e consiste em uma excelente opção para quem quer se desligar um pouco da agitação do mundo moderno e se conectar com a natureza, sendo para isso uma excelente opção.
A região da ilha ainda é pouco explorada pela atividade turística, embora esse cenário tenha tendência a mudar com um projeto de lei que visa captar recursos para aumentar os atrativos turísticos do município. O que pode fazer com que o local receba um volume maior de interessados em conhecer a Ilha de Santo Aleixo.
Se você está pensando em conhecer Santo Aleixo mas não sabe exatamente o que fazer veja aqui dicas para aproveitar esse paraíso pernambucano.
A ilha possui duas piscinas naturais que atrai turistas de todo o país, assim como uma praia denominada de Praia Holanda. A praia especialmente é dedicada para quem deseja uma ambiente mais tranquilo.
Como fazer para chegar a Ilha de Santo Aleixo?
A Ilha de Santo Aleixo está em uma propriedade particular, propriedade essa localizada no município de Sirinhaém. Para ter acesso à ilha é necessário realizar um pequeno percurso de barco ou lancha por aproximadamente quinze minutos pelo rio Sirinhaém, somente assim o viajante terá acesso à ilha.
Travessia para a ilha
Há para a realização da travessia empresas que realizam pacotes completos de ida e volta com direito a guia turístico e é possível que o turista realize a programação prévia para evitar surpresas.
O valor do passeio varia de acordo com a empresa escolhida, assim como o seu tempo de duração que pode ser de cinco a oito horas a depender do trajeto realizado pela empresa que presta o serviço.
O que fazer na Ilha de Santo Aleixo?
Ao estar na ilha você terá diferentes opções do que fazer, desde admirar a linda paisagem do local a mergulhar em suas águas limpas e caminhar em areia branca. É uma experiência e tanto visitar cada pedacinho da ilha e você com toda certeza vai se arrepender de não ter vivenciado isso antes.
Ao todo, a ilha tem cerca de trinta hectares, é uma área formada em cima de um espaço vulcânico que recebeu cobertura vegetal com arbustos e coqueiros. Ao olhar a ilha de cima o seu formato se assemelha ao de uma ferradura, dessa forma, alguns podem se referir ao local como Praia da Ferradura.
Não se assuste, entretanto, se ver alguns moradores mencionarem o local como Lagoa Azul. O nome será facilmente entendido ao visualizar o mar da ilha, as águas são realmente genuinamente azuis.
Outra informação bem interessante sobre o local é que a ilha conta com vários mirantes para que os turistas que estão no local possam admirar a linda paisagem do entorno. O que traz a oportunidade de realizar várias fotos impressionantes da bela paisagem natural da ilha.
Mergulhar na ilha
Essa é sem sombra de dúvidas é uma das melhores opções que o turista tem ao estar na Ilha de Santo Aleixo.
Se a ideia de mergulhar em águas limpas, claras, refrescantes, cheias de vida, com muitos corais coloridos e peixes te atrai, a ilha é de fato uma excelente opção de destino para aproveitar as férias com a família ou mesmo sozinho.
Para mergulhar você vai precisar apenas levar uma máscara e um snorkel, caso você esqueça, é possível alugar um diretamente na própria ilha.
Tour dos trinta padres franciscanos pela ilha
A trilha que contorna a ilha tem início próximo ao ponto de chegada das lanchas. Sua extensão não é longa, o que permite que qualquer interessado possa fazê-la sem grandes problemas.
Com o auxílio de um guia, o viajante percorrerá um caminho que o permitirá passar por mirantes, pedras, coqueiros, tudo o que compõe a ilha.
Como recompensa por uma caminhada de aproximadamente cerca de trinta minutos, os viajantes que se aventurarem pela trilha poderão aproveitar para se refrescarem na Praia da Ferradura.
Além disso, vale destacar todo o requinte da cultura do litoral pernambucano. Confira aqui algumas das principais delícias que são típicas da região
Praia da Ferradura
É impossível não se apaixonar pelo local e sobretudo pelo ar desértico da praia. Além disso, ao caminhar a beira-mar o viajante poderá além de sentir a doce sensação da areia em seus pés, a brisa que percorre toda a sua extensão.
Outro ponto forte da praia que não pode deixar de ser mencionado, diz respeito as piscinas naturais. Assim como as formações de corais que as decoram lindamente e os peixinhos.
As piscinas naturais são uma excelente opção para as crianças. O que traz para os pais mais segurança, e aqui você pode conferir uma lista dos itens indispensáveis para a diversão dos pequenos.
Conclusão
A Ilha de Santo Aleixo não é conhecida como o Caribe brasileiro à toa. Quem se aventurar em conhecê-la poderá comprovar isso assim que desembarcar na ilha.
Isso porque o local é repleto de belas paisagens naturais que enchem os olhos de qualquer um. E para os turistas há uma lista repleta de locais para se conhecer, em especial os inúmeros mirantes que a ilha possui.
Além disso, é importante destacar que a Ilha de Santo Aleixo conta com piscinas naturais que são uma atração à parte que podem fazer do destino uma opção extremamente vantajosa para pais e mãe com crianças pequenas. Isso porque as piscinas naturais são mais seguras para que os pequenos possam aproveitar para entrar na água.
O que você achou dessas dicas sobre a Ilha de Santo Aleixo? Comenta aqui abaixo o que você mais gostou. Se você gostou, curta, compartilhe, isso ajuda o nosso trabalho. Nos vemos no próximo destino.