O pilates é um exercício de resistência, muito famoso por seus movimentos de alongamento que aumentam a flexibilidade. Mas você já se perguntou se pilates emagrece?
É fato que ter uma rotina mais ativa faz bem não só fisicamente, como também mentalmente, e uma das melhores formas para relaxar após um dia estressante é fazendo alguma atividade física.
Pode parecer contraditório relaxar se movimentando, mas quando nos exercitamos, nosso cérebro interpreta essa mensagem com uma sensação de prazer e bem-estar.
E o pilates é um dos queridinhos por ter uma lista enorme de benefícios, além de ser facilmente adaptado ao objetivo de cada aluno. Vamos conhecer mais sobre o assunto e descobrir se pilates emagrece?
É verdade que pilates emagrece?
Como falamos anteriormente, o pilates é uma atividade de resistência, isto é: ela trabalha elementos como força, respiração, alongamento e fortalecimento.
Seu gasto calórico não é tão alto quanto uma atividade aeróbica, como a natação ou caminhada, mas quando combinada com outras atividades o pilates emagrece sim!
Além disso, é possível adaptar sua aula de pilates para algo mais intenso, com séries de movimentos, fazendo a atividade se aproximar a exercícios de grande gasto calórico.
O que é pilates?
O pilates leva o nome de seu criador, o alemão Joseph Pilates. Ele desenvolveu a técnica lá em 1920, enquanto estava preso juntamente a outros alemães na Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial.
Seu objetivo era ajudar seus companheiros que estavam mais debilitados e precisavam passar muito tempo sem se movimentar, e foi a partir daí que suas técnicas surgiram e foram se aprimorando ao longo dos anos.
Joseph observou que seus pacientes melhoraram consideravelmente com seus tratamentos, não apenas fisicamente, mas também emocionalmente.
Considerando o momento que eles estavam vivendo, Joseph conseguiu impactar positivamente a vida das pessoas que o acompanhavam naquelas condições horríveis.
Seu método busca o controle consciente de cada movimento corporal, expandindo sua concentração não só para a qualidade do movimento, mas também para a respiração correta.
Quais são os princípios do pilates?
Para entender como o pilates emagrece, precisamos antes conhecer seus princípios, como ele funciona na prática para quem faz as aulas.
Através desse conhecimento, você pode conversar com seu professor e adaptar seu treino ao seu objetivo.
Conheça os seis princípios do pilates que servem como base para aprender o método:
- Concentração
- Controle
- Precisão
- Centralização
- Respiração
- Fluidez.
Todos esses princípios fazem do pilates muito mais que uma atividade física, segundo seu criador, é a “arte do controle e equilíbrio entre mente e corpo em sua totalidade”.
Como funciona o processo de emagrecimento?
Para você entender melhor como seria emagrecer fazendo pilates, precisamos explicar como funciona o processo de emagrecimento.
Para conseguir emagrecer, é necessário gastar mais energia do que consumimos ao longo do dia com a alimentação.
Isso não significa que você precisa ficar sem comer! Apenas seguir uma dieta balanceada, com alimentos mais saudáveis, e lembre-se de consultar uma nutricionista para encontrar a ideal para seu caso.
Quando fazemos algum exercício físico, nós aceleramos esse gasto calórico, mas isso também depende do tipo de atividade, exercícios de resistência tem baixo gasto calórico, como é o caso do pilates e musculação.
O mais comum é combinar atividades de resistência com exercícios aeróbicos, e isso é um tiro certeiro no emagrecimento, pois esses exercícios se complementam.
Então, quer entender como emagrecer fazendo pilates? Te ensinamos!
Como emagrecer fazendo pilates?
Agora é o momento de entender porque pilates emagrece, e como alcançar esse objetivo com esse exercício.
Dois dos princípios citados acima, controle e fluidez, são fundamentais para que você consiga realizar os movimentos sem grandes impactos e com uma maior coordenação motora.
Praticar pilates constantemente promove o fortalecimento e tonificação muscular, e o processo faz com que seu desempenho em outras atividades também melhore.
Assim como outros exercícios de resistência, esse fortalecimento e tonificação dos músculos, é essencial para aumentar o gasto energético do corpo, favorecendo o emagrecimento.
É claro: em conjunto com uma boa alimentação e prática regular de exercícios físicos.
Portanto, se combinado com uma atividade aeróbica, é o combo perfeito! Experimente caminhar antes ou depois da sua aula de pilates, pular corda ou até mesmo dançar.
Você verá que esse processo de emagrecimento acontecerá através de muitas etapas, seu sono será regulado, o metabolismo ficará em perfeito equilíbrio… tudo seguindo conforme essa nova rotina mais saudável!
Benefícios do pilates
Até mesmo iniciantes conseguem colher os benefícios do pilates, e eles são tantos que abrangem o corpo todo.
Os princípios englobam principalmente a melhora da postura e flexibilidade, além de ser um grande aliado no combate à ansiedade.
Conheça os benefícios:
- Melhora do equilíbrio e postura
- Diminui dores nas costas
- Melhora a mobilidade do corpo
- Trabalha a coordenação motora
- Melhora o controle da respiração
- Ajuda na recuperação de lesões
- Aumenta a concentração
- Alivia o estresse e a ansiedade
- Deixa a silhueta do corpo mais definida.
Como você descobriu, o pilates emagrece, mas apenas essa atividade não é suficiente para um resultado tão expressivo.
Não existem restrições para a prática de pilates, afinal, você passará por uma avaliação para entender se existem desvios posturais ou desequilíbrios musculares, a fim de proporcionar uma experiência única voltada para você.
Seu treino deve ser específico para suas condições e objetivos, é por isso que essa atividade é tão versátil.
Lembre-se sempre de comunicar o que está buscando na aula, para que seu treinador atenda todas as suas necessidades.
Agora que você já conhece tudo sobre pilates e descobriu como emagrecer com essa atividade incrível que abrange corpo, mente e espírito, que tal ler mais sobre saúde, lazer em nosso blog?
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário!