A Praia do Forte (Cabo Frio), de todas as praias de Cabo Frio, é a mais visitada e movimentada. Então, se procura a melhor praia de Cabo Frio, a resposta definitiva é a Praia do Forte.
No texto de hoje, vamos te contar mais sobre ela, trazendo excelentes dicas do que você pode fazer nela.
Ainda mais com o verão vindo com tudo, nada melhor que viajar para uma excelente praia, que irá te proporcionar para você e/ou para sua família, uma experiência incrível.
Se já está ansioso em conhecê-la, leia esse texto e descubra que esse local é tudo isso e muito mais.
Praia do Forte: território e localização
A Praia do Forte (Cabo Frio) faz parte de uma praia com mais de 8 quilômetros de extensão em sua faixa de areia, que segue de forma continuada até o Arraial do Cabo
Onde cada praia recebe seu nome de acordo com o bairro que a areia está localizada. Onde na parte central é que fica localizada a Praia do Forte.
As outras praias que compreendem esse território são: a Praia das Dunas, a Praia do Foguete e a Praia do Pontal (que fica no Arraial do Cabo).
Por conta de estar bem no centro, a Praia do Forte é a grande estrela de toda essa longa extensão. Por conta disso, ela é cheia de opções para você se divertir, tendo um seu calçadão excelentes restaurantes, barracas diversas, hotéis, lojas, bares, enfim, uma infinidade de opções para todos os gostos.
Além disso, ela tem algo que faz dela um local ainda mais incrível, ela é muito fácil de ser acessada.
Como é a Praia do Forte (Cabo Frio)?
Diferentes de outras praias no Brasil, a Praia do Forte conta com uma areia toda branquinha e fininha, que casa muito bem com uma água bem geladinha.
Que cá entre nós, para um verão tão quente quanto o nosso, é a melhor pedida para quem quer relaxar em uma praia paradisíaca.
Em seu lado esquerdo, a praia conta com um forte (de onde vem o seu nome), chamado de Forte São Matheus.
Sendo um local ideal para as crianças brincarem (mas lembre-se de nunca perdê-los de vista, combinando?), por contar com águas bastante calmas, que passam um ar de paz e tranquilidade.
Já mais no centro da praia, as águas são bastante agitadas, com ondas fortes e grandes (dependendo da época do ano).
Então, se é fã de surf, fique de olho na Praia do Forte e quando as ondas subirem, será sua hora de brilhar.
Agora, vamos falar sobre o fantástico calçadão, que vai até à Praia das Dunas. Sendo o melhor ponto para quem gosta de uma boa caminhada, ou ainda para observar o movimento em volta.
Sendo que no verão, o local fica cheio de moradores locais e turistas. Então, se gosta de ver gente, o calçadão e a praia vão garantir isso para você.
E como dito acima, no calçadão você terá acesso a tudo que precisar, para deixar seu dia (ou noite) mais alegre.
Onde poderá comprar um sorvete, jantar/almoçar, fazer compras ou apenas olhar a vista de um barzinho. As opções do que fazer são bastante extensas.
Praia do Forte: Dicas do que fazer
- Primeiramente, você já tem muito o que fazer na praia. Tomar um banho de mar (a água é bem limpinha e cristalina), pegar um sol, jogar um futevôlei, conhecer gente nova, enfim, uma série de coisas.
Como dito acima, o mar funciona para todos os públicos, para quem é fã de mar calmo (e raso) e mar agitado. Na praia, você também encontra ambulantes e barraquinhas com tudo que você possa imaginar.
- Após aproveitar a praia, é hora de dar uma volta no calçadão. A noite o local também é extremamente iluminado, facilitando a vida noturna ao redor da praia. Dessa forma, aproveite todos os lindos e aconchegantes locais que já fazem parte da praia, por assim dizer.
As praias próximas também valem a visita, dessa forma, se você busca um local mais vazio e tranquilo, a Praia do Foguete é uma excelente pedida, ficando a poucos quilômetros de distância da Praia do Forte, pode ser facilmente acessada a pé.
- Para quem é fã de história, não pode deixar de visitar o Forte São Matheus, que hoje é um patrimônio histórico do Brasil. Dessa forma, com uma entrada totalmente gratuita, você pode visitar lugares históricos, como: a casa do comando, a casa da pólvora, as celas, a cozinha, a guarita, o quartel e, claro, os canhões.
Um pouco de história: o forte teve sua construção feita em 1618, a cargo dos portugueses, com o intuito de defender a costa brasileira de invasões dos holandeses, ingleses e franceses.
Devido a sua localização estratégica, era possível identificar os inimigos a uma grande distância. Uma excelente vantagem para quem seria atacado, aliás.
Outras dicas importantes:
- O pico de gente circulando pela praia é em dezembro, janeiro e também no carnaval. Além das semanas que contam com feriados prolongados.
Nesses períodos é preciso ter paciência com os engarrafamentos, e com um fluxo de maior de turistas, mas sem dúvida: vale a pena!
- Felizmente, a praia é maravilhosa também em outras estações. Então, quem curte uma calmaria, também pode ir até à praia.
Porém, lembre de levar um casaco, caso queira sair a noite, o vento lá é bem gelado em alguns períodos do ano;
- Agora, se não tem problema com aglomeração e quer ir ao pico da praia, lembre-se de reservar uma hospedagem com antecedência.
Conclusão
No texto de hoje te falei sobre a linda Praia do Forte (Cabo Frio), uma das praias mais lindas do Rio de Janeiro, que você pode aproveitar ao máximo e ter memórias que com certeza marcará sua vida.
Sem sombra de dúvidas, vale a sua visita.