Acessível e prática, podendo ser feita em qualquer lugar, a caminhada é um dos exercícios aeróbicos mais famosos. Mas você já se perguntou se caminhada emagrece?
Ter uma rotina saudável pode parecer desafiador, mas ela requer muito mais que um simples exercício para o corpo, e sim benefícios ligados também à nossa mente – a famosa qualidade de vida!
A boa notícia é que caminhar não discrimina idade, peso, localização ou qualquer coisa do gênero – é uma atividade que pode ser praticada por todas as pessoas e faz bem para o corpo e a mente.
Portanto, prepare uma roupa confortável e um tênis apropriado, vamos descobrir se caminhada emagrece, seus mitos e verdades, além de conhecer seus principais benefícios.
Caminhada emagrece mesmo?
Se o seu desejo é exclusivamente descobrir se a caminhada emagrece, a resposta é sim! Porém, existem outras questões que precisam ser pontuadas.
O resultado não virá de forma instantânea, o ideal é que você intercale exercícios mais leves com exercícios mais pesados, além de procurar ter uma alimentação mais saudável.
Por que a caminhada emagrece?
Por ser um exercício aeróbico, a caminhada trabalha diversos grupos musculares de forma conjunta, e queima uma grande quantidade de calorias.
Quando feita regularmente, combinada a outros exercícios e associada à uma alimentação ideal, ela funciona como gasto energético rápido, causando a perda de peso.
A caminhada emagrece pois, queima rapidamente as calorias, evitando que elas se transformem em células adiposas – que armazenam muita gordura.
Além disso, tem muitos benefícios a curto e longo prazo que abordaremos ao decorrer do conteúdo, pois ajuda a ter mais disposição, criar mais resistência, melhora a circulação sanguínea e muito mais!
Como fazer caminhada?
Antes de tudo, precisamos definir como fazer caminhada, por onde começar e quais são os pontos de atenção.
O primeiro passo, sem dúvidas, é realizar um alongamento, ele é ideal para preparar o corpo para atividades físicas posteriores, evitando possíveis lesões.
Além disso, a escolha do local deve ser feita previamente. Prefira locais planos e iluminados, sempre prezando por sua segurança.
Faça seu próprio checklist:
- Defina uma duração para sua caminhada
- Depois, defina qual caminho irá percorrer para aquele tempo
- Escolha um horário para realizar a caminhada
- Leve uma garrafinha de água para a hidratação.
Procure sempre manter uma postura reta e um ritmo de respiração, parando quando necessário e se hidratando durante todo o trajeto. Assim, você consegue realizar uma atividade física de forma prazerosa e benéfica ao seu corpo.
Quais os mitos e verdades sobre emagrecer caminhando?
Atualmente, com a facilidade ao acesso à informação, entramos em contato com diversas fake news que acompanham o universo saudável.
Por isso, separamos uma série de mitos e verdades para desmistificar frases que cercam o tema “caminhada emagrece”, e principalmente: como fazer o exercício corretamente sem cair em falácias!
Existe roupa certa para caminhar?
Sim! Porém, essa resposta é bem flexível, afinal, você apenas precisa se sentir confortável.
Tenha preferência por vestimentas próprias para academia, ou roupas mais soltas que não atrapalhem na hora do exercício – nada de jeans!
Com relação ao tênis, os calçados específicos para caminhada são recomendados por terem um formato adequado à prática do exercício.
Caminhar em jejum emagrece mais?
Apesar da informação ser verdadeira, caminhar em jejum não é indicado, principalmente para iniciantes.
Qualquer exercício físico demanda energia do nosso corpo, e essa energia é obtida através da alimentação. Por isso, há diversos problemas que podem ocorrer no trajeto, como tontura e até mesmo desmaios.
Lembre-se: caminhar emagrece, mas respeite seu limite! A qualquer sinal de desconforto, interrompa o exercício.
Só caminhar emagrece!
Mais ou menos! A caminhada é parte do processo de emagrecimento, pode ser que você veja diferença, mas ela só dará um resultado expressivo se combinada com alimentação saudável e outros exercícios.
Caminhar previne doenças
Caminhar emagrece e auxilia na prevenção de doenças? Mesmo parecendo bom demais para ser verdade, a informação é verdadeira.
Como falamos anteriormente, a caminhada trabalha diversos músculos do corpo, além de ajudar na circulação sanguínea e também no sistema respiratório.
Portanto, a caminhada pode ajudar a regular ou prevenir doenças cardiovasculares, como hipertensão, diabetes do tipo 2 e outras.
Como emagrecer caminhando?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica por semana para todos os adultos, você pode dividir esse valor e caminhar de 20 a 30 minutos por dia.
Isso não é uma regra, comece do mais simples e estabeleça uma duração que seja tranquila para você cumprir seus objetivos, sejam eles diários ou não.
Essa tática também serve como incentivo para você não desistir, estabelecer objetivos mais fáceis de cumprir no começo, e efetivamente fazê-los, serve como um gás para continuar praticando!
Com o tempo, aumente a duração e intensidade dos exercícios. Além de cuidar da alimentação, afinal, é de extrema importância que você esteja apto para realizar esses movimentos!
Agora, além de descobrir que caminhada emagrece, confira outros benefícios que esse exercício pode trazer à mente e corpo:
- Aumenta a disposição
- Libera dopamina e serotonina – os hormônios da felicidade
- Trabalha e fortalece diversos músculos do corpo
- Melhora a postura
- Relaxamento dos músculos da nuca e ombros
- Previne doenças.
Os famosos hormônios da felicidade e do relaxamento – dopamina e serotonina – fazem parte da sensação de bem estar pós caminhada, combatendo o estresse e a ansiedade.
Esses são apenas alguns dos muitos benefícios que a caminhada pode trazer, que certamente vão além do emagrecimento.
O importante mesmo é escolher um esporte, praticar e ser feliz!
Agora que conferiu este pequeno guia para iniciar suas atividades, com todos seus benefícios, mitos e verdades, encontre muitos outros conteúdos sobre saúde e bem estar em nosso blog !
Não se esqueça de deixar seu comentário e acompanhar as próximas postagens!