Você já parou para se perguntar qual a diferença entre atividade física e exercício físico? Ou talvez isso nunca tenha lhe passado a cabeça, visto que parecem dois termos completamente sinônimos, não é mesmo?
Entretanto, há, sim, uma diferença entre “atividade” e “exercício”. Não deixa de ser sutil, mas isso irá ajudar você a aplicar o conceito de forma correta no futuro.
Neste artigo você vai ficar por dentro do que significa cada termo e, além disso, quais são os principais benefícios que ambos proporcionam à saúde e por quanto tempo é necessário praticar para usufruir de tais vantagens.
Qual a diferença entre atividade física e exercício físico
A melhor forma de definir qual a diferença entre atividade física e exercício físico é falando um pouquinho sobre cada uma das modalidades. Confira:
Atividade física
A atividade física é caracterizada pela ação de utilizar os seus músculos nos seus movimentos. Tarefas simples do nosso dia a dia podem ser consideradas uma atividade física.
É o ato de tirar o seu corpo da inércia, ou seja, do repouso. Promove gasto calórico, mesmo que mínimo. E, como você deve supor, cada tipo de atividade física promove um nível de gasto calórico.
Sendo assim, escovar os dentes ou subir uma escada pode ser considerado uma atividade física. Assim como malhar por horas e horas, afinal, você também estará movimentando o seu corpo para fazer uma tarefa.
Exercício físico
Continuando com a discussão de qual a diferença entre atividade física e exercício físico, agora resta definir o que é Exercício Físico. Este termo é referente à atividade física feita de forma sistematizada e com um objetivo.
Este tipo de atividade busca o aumento de habilidades e aptidões físicas. Possui um método, uma frequência, um procedimento definido…
Ou seja, praticar esportes, aulas de dança, aulas de luta, musculação, dentre outros.
Talvez tenha surgido uma dúvida na sua cabeça neste momento. Musculação não era um exemplo de atividade física? Correto! Veja bem: todo exercício físico é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício físico.
Se você está almejando perder peso, tonificar seus músculos, reduzir o colesterol e todas essas vantagens provenientes de gasto energético, será necessário praticar EXERCÍCIO FÍSICO.
Quais são os benefícios
Comumente os termos são usados como sinônimos nos mais diferentes conteúdos – o que, muitas vezes, não está incorreto. Entretanto, agora você sabe realmente qual a diferença entre atividade física e exercício físico.
Agora, independente do termo que preferir usar, é de suma importância entender que movimentar bem o seu corpo e praticar exercícios físicos é necessário. É algo que está intrinsecamente ligado com a qualidade de vida.
Não é segredo para ninguém que praticar esportes, fazer musculação ou qualquer outra atividade semelhante traz uma série de benefícios à saúde, os quais serão discutidos adiante.
- Perda de peso
Se o seu objetivo é emagrecer e perder os quilinhos a mais, os exercícios físicos + alimentação balanceada são a resposta para atingir a sua meta.
Os exercícios de cardio são os mais recomendados para esse caso, mas a musculação em conjunto é uma ótima forma de definir o corpo e deixá-lo ainda mais bonito.
- Evita flacidez
Atividades físicas evitam a flacidez do corpo, principalmente aquelas que trabalham com mais carga (como musculação) ou impacto.
- Beneficia a mente
Não é apenas o seu corpo que será beneficiado com os exercícios, mas a sua mente também.
De acordo com Ana Paula Carvalho, mestre em psiquiatria, em uma conversa com a UOL, o treino altera o funcionamento dos neurotransmissores e ajuda com os sintomas de depressão.
- Maior disposição
Pode parecer contraditório, afinal, nós gastamos muita energia nas atividades físicas, mas elas nos dão mais disposição para realizar as tarefas do dia a dia.
- Melhora a imunidade
A prática de exercícios físicos auxilia o sistema imunológico. Quando as atividades são feitas em uma frequência saudável irão aumentar a sua imunidade.
- Melhora o desempenho nos estudos
Em entrevista para o G1, o professor do Departamento de Ciência e Esporte da Universidade de Campinas, João Paulo Borin, afirma que as atividades físicas ajudam a ativar o sistema funcional, principalmente o cardiorrespiratório e o cérebro.
Consequentemente, a performance durante as horas de estudos é bem melhor, auxiliando na memória.
- Evita problemas no coração
Diversas pesquisas apontam a íntima relação de exercícios físicos e uma boa saúde cardiovascular.
- Reduz colesterol, triglicérides e diabetes
A tríade que preocupa a maioria da população pode ser evitada com exercícios físicos.
Quanto tempo praticar para obter os benefícios
Agora que você já está mais familiarizado com qual a diferença entre atividade física e exercício físico e quais os benefícios, está na hora de saber quanto tempo de atividade realizar.
De acordo com o G1 em um compilado com as informações da própria OMS (Organização Mundial da Saúde), o ideal é praticar 300 minutos de exercícios por semana.
Outra opção dada pelo órgão é realizar apenas 150 minutos de atividades, desde que elas sejam mais intensas (e, obviamente, não tenham contraindicação).
Fazendo as contas, você pode dividir esses 300 minutos em 5 dias de atividades de 1 hora.
Entretanto, se você pratica algo mais intenso (como musculação, funcional, jump e assim por diante), a atividade pode ser feita de 3 até 4 vezes na semana. Você irá usufruir de todos os benefícios.
É muito importante ter senso sobre o seu limite, pois exercícios em excesso podem gerar um efeito rebote. Ou seja, você poderá sofrer consequências negativas.
Lembre-se, também, que é necessário fazer o acompanhamento de musculação e outras aulas com professores qualificados para tal. Isso irá evitar lesões e garantirá os seus resultados com o treino.
Essas foram algumas informações sobre os benefícios dos treinos – além de esclarecer qual a diferença entre atividade física e exercício físico. E agora, já decidiu qual exercício vai fazer para usufruir de todas essas vantagens? Conte para gente nos comentários e compartilhe com um amigo.