Você já está planejando a sua próxima viagem? Se você for do estilo aventureiro que ama o contato com a natureza, talvez a Pedra Furada Urubici seja o seu destino ideal de passeio.
Localizado na região serrana de Santa Catarina, o local possui paisagens de tirar o fôlego e é uma grande aventura para quem gosta muito de trilhas e caminhada. É um dos pontos mais importantes de ecoturismo na região.
Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre a Pedra Furada, como chegar até lá, quais são as atividades que você pode fazer e, também, como acessar um dos lugares mais incríveis da região.
O que é e como ir até a Pedra Furada Urubici
A Pedra Furada Urubici é uma formação rochosa totalmente natural, que possui cerca de 30 metros de circunferência. É um passeio bem desafiador, mas inesquecível para quem topa essa aventura.
Para ter a vista da Pedra Furada é preciso seguir para o Parque Nacional de São Joaquim, uma UC (Unidade de Conservação) que foi instituída em 1961. O bioma da região é a Mata Atlântica e fica bem na região serrana de SC.
Na região há o nosso principal ponto: o Morro da Igreja. Este é um dos pontos mais conhecidos na região e fica cerca de 30 km do centro da cidade. Entretanto, como a estrada é um pouco difícil, pode demorar cerca de 40 minutos.
Todo o trajeto é asfaltado e com placas, mas mesmo assim é necessário ir mais devagar do que a velocidade de uma rodovia, por exemplo.
Para você ter uma ideia da aventura que vem por aí, o Morro da Igreja possui mais de 1820 metros de altitude, sendo um dos pontos mais alto do Brasil. Ou seja, não é pouca coisa!
Para ver a Pedra Furada Urubici o mais indicado é através do Morro da Igreja, onde você conseguirá ver uma bela imagem.
Para chegar lá, há placas pela cidade e nos próximos tópicos você irá entender como tudo funciona (há todo o suporte de agências da região).
O que fazer em Pedra Furada Urubici
O passeio à Pedra Furada Urubici é muito focado no Ecoturismo, então as trilhas são uma grande atração da região. Uma opção é fazer a caminhada de 8.5 km (dura cerca de 6 horas no total) que leva até o pé da Pedra Urubici.
Você não poderá fazer essas trilhas sozinho, pois o trajeto exige supervisão. Para isso, encontre um guia que seja cadastrado no ICMBio para fazer a condução.
O percurso é realmente incrível, com muitas montanhas, campos, penhascos, cânions e vales. É realmente uma paisagem de cinema. A trilha varia de 1583 metros até 1767 metros (que é a chegada à Pedra Furada).
Para chegar ao Morro da Igreja, ponto já falado, você terá acesso de asfalto, mas tenha cuidado na direção. Lá há um mirante que você consegue chegar depois de uma pequena trilha e poderá ficar por ali durante 15 minutos.
Não é permitido levar animais à Pedra Furada Urubici, então os pets não poderão estar presente na aventura. Além disso, não há banheiros no local.
Basicamente é um passeio bem aventureiro e as atividades da região estão muito ligadas à natureza, sempre focado em trilhas.
Quando ir para Pedra Furada
Como a Pedra Furada Urubici é um passeio no meio à natureza, escolher uma boa época do ano é fundamental para que o passeio seja ainda melhor.
Santa Catarina já é mais frio que as outras regiões do Brasil por natureza. Considerando que você estará bem alto com tanta altitude, o melhor é ir em estações mais quentes e secas.
Mesmo que um dia esteja quente, não deixe de levar alguma blusinha de frio, pois a altitude é suficiente para trazer baixas temperaturas. Além disso, evite dias chuvosos, pois fica mais perigoso e tem muita neblina.
Como reservar seu ingresso para o Morro da Igreja
Se você deseja visitar a Pedra Furada Urubici – Morro da Igreja, saiba que há todo um protocolo envolvido. Mas, fique tranquilo, pois é uma entrada gratuita.
É preciso reservar o seu ingresso para ter o acesso à região. O primeiro passo é a autorização expedida pelo site do ICMBio e, depois, a retirada da autorização na sede do Parque Nacional de São Joaquim.
Como você deve imaginar, há certo limite de visitações diárias, então não deixe de agendar o seu passeio com antecedência.
Para fazer a retirada dos ingressos na sede do Parque, além do agendamento, é preciso apresentar a sua documentação e a documentação do veículo. Recomenda-se ir com dois dias de antecedência.
Lá eles também lhe darão todas as instruções para chegar à Pedra Furada Urubici – Morro da Igreja, então pode ficar tranquilo quanto a isso.
É um passeio muito gratificante e de limpar alma. Prepare os celular e câmeras fotográficas, pois terá muita coisa boa para você fotografar e guardar de lembrança.
Dicas para ecoturismo
Qualquer viagem tem os seus riscos, mas o ecoturismo é sempre um pouco mais delicado, mesmo com supervisão.
Então, se você for à Pedra Furada Urubici, não se esqueça de levar algumas coisinhas por garantia, como:
- Protetor Solar
- Roupa extra
- Água
- Pequeno Kit de Primeiros socorros
- Carregador Portátil
- Uma bolsa impermeável para colocar as coisas mais importantes
- Bonés ou chapéus
- Repelente de inseto
Isso irá tornar as possíveis emergências muito mais controláveis, pois você já terá a saída para muitos problemas em sua própria mala.
E, claro, não se esqueça de ir com roupa e sapatos bem adequados (tênis ou botas) para essa aventura.
De resto, basta começar a organizar a sua mala para curtir essa vista incrível. O cansaço na trilha com certeza irá valer a pena quando você chegar ao topo do morro.
E aí, quando pretende ir para Pedra Furada Urubici? Deixe nos comentários se você já foi até lá ou se há outro passeio aventureiro que vale super a pena fazer e também indique um amigo(a) para embarcar com você nessa aventura.