A Ilha de Cataguases é um dos paraísos turísticos de Angra dos Reis. Se você é aquela pessoa que ama sol, mar e uma água de coco, então com certeza esta ilha pode ser o próximo destino de suas férias.
A paisagem é realmente incrível e dificilmente você não passará por um passeio bacana, mas indo preparado e sabendo o que fazer – além de outras informações – irá ajudar muito. E é exatamente este o nosso propósito!
Neste artigo você vai conhecer um pouco mais da Ilha, além de várias atividades que você pode realizar na região e outras informações fundamentais para o seu passeio.
O que é a Ilha de Cataguases
A Ilha de Cataguases, junto com muitas outras, fica em Angra dos Reis – RJ, sendo a que fica mais perto do continente. Por conta disso acabou se tornando uma das mais turísticas da região.
Lá você terá uma experiência única com a paisagem tranquila e paradisíaca. A recomendação é ir durante a baixa temporada ou em dias de semana, visto que você conseguirá aproveitar bem mais com menor fluxo de pessoas.
Entretanto, se não tiver opção, mesmo muito movimentada, a ilha tem grande valor. É o passeio ideal para fazer com amigos, família, namorado (a) ou até mesmo sozinho para curtir a natureza.
É uma das praias mais procuradas por banhistas que desejam praticar mergulho. É muito comum o mergulho de cilindro ou de snorkel. As águas claras possibilitam explorar os peixinhos e outras espécies marinhas.
Então, se você busca um lugar delicioso para curtir uma praia, pode colocar a Ilha de Cataguases na lista. Além do mais, o Rio de Janeiro tem vários cantinhos incríveis que você pode conhecer se a sua estadia durar mais alguns dias.
O local não é somente para você tomar um banho de mar, há diversas outras atividades que você poderá explorar na região para ter uma experiência completa. Ao decorrer deste artigo você ficará mais por dentro de todas essas dicas.
Como chegar à Ilha de Cataguases
O acesso à Ilha de Cataguases é feito, primeiramente, indo até Angra dos Reis – RJ, como você deve imaginar. Entretanto, para chegar até a ilha é preciso pegar um transporte marítimo.
É possível encontrar várias embarcações saindo de Angra dos Reis e o preço médio de ida + volta costuma ser de R$ 50,00. Entretanto, isso pode variar de acordo com a temporada e o movimento.
Se vocês estiverem em um grupo muito grande, não custa tentar bater um papo para conseguir o melhor valor da passagem.
Outra opção de acessar a Ilha de Cataguases, que inclusive é muito bacana, é pelos passeios turísticos da região. Algumas agências fazem toda a programação para você conhecer as melhores praias daquele local
Então você pagará um valor (que será maior do que apenas o transporte) e fará um belo passeio passando por vários pontos. Normalmente são passeios que duram o dia todo, então tente não programar muitas outras atividades.
Você também pode fazer um passeio independente começando pela Praia da Mombaça. Esta praia fica de frente para a Ilha de Cataguases, então você poderá conhecer um pouquinho mais da região com uma boa administração.
O que fazer na Ilha de Cataguases
Há muitas coisas que você pode fazer na Ilha de Cataguases para aproveitar o passeio. Além de um belo banho de mar e muito descanso perante aquela paisagem paradisíaca, você pode:
Caminhadas
A Ilha é relativamente pequena, mas com certeza você encontrará muitos lugares para caminhar. Aproveite para levar um tênis esportivo e curta bastante a paisagem durante o seu passeio.
Esportes aquáticos
Se você é bem aventureiro, então irá amar praticar alguns esportes na ilha. O caiaque e o stand-up paddle são duas modalidades bem procuradas na região. Se você estiver com um grupo de amigos tudo ficará ainda mais interessante.
Passeio de barco
Como já foi falado anteriormente, você tem a opção de fazer um passeio de barco, não somente utilizá-lo como transporte.
É uma ideia bem bacana porque você consegue otimizar o seu dia e conhecer vários lugares. Uma dica é partir para Ilha Grande, pois lá tem muita coisa linda e paradisíaca para conhecer.
Visitar a Ilha da Gipóia
Esta ilha fica a 11 km de distância da Ilha de Cataguases, ou seja, bem pertinho. É uma ótima atração para colocar no seu roteiro. É uma região cheia de praias e tudo é bem tranquilo.
A Praia das Flechas é uma das opções para quem deseja passar uma tarde bem gostosa a dois.
Visitar a Praia do Dentista
A Praia do Dentista também fica na Ilha da Gipóia e é uma das mais lindas da região, sem dúvidas! A água é transparente e todo o local é bem preservado, ótimo para praticar mergulho e passar por essa experiência incrível.
Culinária local
Não dá para fazer uma viagem, seja para onde for, e não conhecer a culinária local, não é mesmo? Para aqueles que não são de regiões litorâneas a experiência se torna ainda mais surpreendente.
Há muitos restaurantes deliciosos na Ilha de Cataguases e todos trazem pratos típicos (prepare-se para comer muitos frutos do mar).
Uma dica é perguntar para os próprios moradores (ou até mesmo aqueles que trabalham nos barcos) quais são os melhores restaurantes da temporada.
Eles saberão dar ótimas dicas de onde você pode comer a melhor comida da Ilha.
Com toda a certeza esse será um passeio inesquecível, pois você terá tudo o que deseja: paz, sossego, sol, águas claras, boa comida e muita diversão.
Não se esqueça de ir bem preparado, então não deixe de levar protetor solar, água reserva, óculos de sol e um pouco de dinheiro vivo para facilitar algumas compras.
A Ilha de Cataguases realmente lhe proporcionará ótimas lembranças, não há dúvidas!
Se você gostou do nosso conteúdo indique para aquele(a) amigo(a) que adora uma praia e que não perde uma onda e comente abaixo o que você mais gostaria de conhecer nesse paraíso?