Um verdadeiro tesouro brasileiro, o Fervedouro Jalapão é um paraíso que vale a pena ser visto pelo menos uma vez na vida – e até mais!
Eles possuem algumas características específicas, por exemplo: você pode tentar afundar de todas as formas, que não conseguirá de jeito nenhum!
Essa água vem de uma nascente no subsolo que exerce muita pressão, por isso os fervedouros mantém as pessoas flutuando a todo momento.
Há quem compare o fenômeno com o Mar Morto, no Oriente Médio, mas dizem que a leveza com que se flutua no Fervedouro Jalapão é incomparável! Vamos conhecer os melhores poços e curiosidades?
Onde fica o Jalapão?
Antes de apresentar o fervedouro jalapão e os melhores poços, você sabe onde fica essa região?
O Jalapão fica no extremo leste do Estado de Tocantins, próximo à divisa com Bahia, Piauí e Maranhão. O ideal é que você visite o local com a ajuda de guias, para que te auxiliem da forma correta.
E sim, esse local é palco de uma das maiores belezas brasileiras!
Você sabe o que é um fervedouro?
A título de curiosidade, fervedouros são nascentes de rios subterrâneos, isto é: que estão presentes no lençol freático.
Essa água possui uma grande pressão, mas não há espaço para a vazão, por isso elas surgem em alguns locais.
Essa mesma pressão é a responsável por manter as pessoas flutuando, mas ela é diferente em cada fervedouro jalapão. O do Buritizinho, por exemplo, mesmo sem grande pressão, as pessoas ainda flutuam e sua água é transparente!
Fervedouro do Buriti
O Fervedouro do Buriti, um dos mais famosos, é um dos mais fáceis de se chegar. A trilha que leva até ele leva uns cinco minutos andando.
O local também possui uma boa estrutura, com banheiros e restaurantes ao redor para os turistas.
Recebeu esse nome graças aos buritis ao redor, que é uma planta com fruto alaranjado. Esse fervedouro possui capacidade de 10 pessoas por vez, e o tempo para permanência na água é limitado para que todos tenham acesso.
Cada pessoa fica na água por 20 minutos, no mais, há locais com sombra para que os turistas aproveitem a paisagem também!
Ele fica a cerca de 25 km de Mateiros, no Tocantins.
Fervedouro do Buritizinho
Menor que o do Buriti, ele possui esse nome pelo mesmo motivo: há diversos buritis ao redor!
Entram apenas seis pessoas por vez no fervedouro, que lembra uma gota em seu formato, deixando-o ainda mais lindo!
Sua nascente é uma das mais profundas de todos da região, por isso você não sente tanto a pressão da água, como em outros. Além disso, o tempo de permanência é de 20 minutos.
Ele fica a cerca de 25 km de Mateiros, no Tocantins.
Fervedouro do Ceiça
Localizado em Mateiros, município de Tocantins, esse fervedouro jalapão é menor que o do Buriti.
Mesmo sendo um dos mais famosos e requisitados, seu terreno é mais frágil e ele consegue receber apenas seis banhistas por vez, que também possuem a permanência controlada durante 20 minutos.
Por causa disso, vá com calma e paciência, afinal: a paisagem e a experiência compensam todo o tempo de espera!
Fervedouro Encontro das Águas
Próximo ao encontro do Rio do Sono com o Rio Formiga, saindo de Mateiros, ele possui esse nome pois fica ao lado do encontro desses rios – sendo uma atração dupla aos turistas!
Diferente do Buritizinho, ele é pequeno e possui muita pressão da água. Por isso, a sensação de flutuação é maior do que em outro fervedouro jalapão.
Até mesmo sua areia flutua, por isso pode não parecer tão cristalino quanto os outros. Mas a sensação é única e extremamente diferente de outros fervedouros, por isso, esse local não pode ficar de fora da sua viagem!
A capacidade de pessoas é de apenas quatro por vez, por 20 minutos, assim como os outros.
Fervedouro Macaúbas
Um dos maiores e mais novos fervedouros de Mateiros, ele possui capacidade para 10 pessoas, também por 20 minutos.
A água é cristalina, o Fervedouro Macaúbas é conhecido por ser o único com hidromassagem natural. Ficou curioso para descobrir o que é? Só visitando!
Fervedouro Bela Vista
O Fervedouro Bela Vista possui uma boa localização, fica em São Félix, no Tocantins. É perto de tudo e possui restaurantes ao redor.
Ele encanta com sua beleza e água cristalina e com um incrível tom de azul, a vegetação ao redor também não deixa a desejar!
Dependendo do local que você resolver se hospedar, o acesso a esse fervedouro é livre durante um horário específico, por isso, se você desejar curtir as águas por mais tempo, procure por pousadas que oferecem isso.
Fervedouro do Soninho
O fervedouro jalapão do Soninho fica próximo a cidade de Mateiros, na propriedade da Korubo, e é de acesso exclusivo de seus clientes.
A força da água é tão grande quanto no Fervedouro Encontro das Águas, tanto que dificilmente você irá conseguir manter as pernas retas dentro d’água!
Ele é grande e possui cerca de 30 metros de profundidade, algo quase imperceptível já que as partículas de areia também flutuam e criam um fundo falso no fervedouro.
Agora que você já conhece os principais Fervedouros do Jalapão, essa região incrível que merece cada vez mais ser reconhecida, é interessante reforçar que esses locais são de difícil acesso, principalmente se você deseja fazer uma maratona por vários!
Apenas para chegar nessa região, se você for de avião, é necessário comprar uma passagem para a capital, Palma, e seguir de carro até Mateiros.
Procure uma agência especializada local, que conheça tudo ao redor e seja confiável, assim você não corre o risco de passar situações desagradáveis.
E não deixe de conhecer os fervedouros citados acima, não irá se arrepender!
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário!