Está a fim de emagrecer e busca uma atividade física para te ajudar? No texto de hoje, descubra se andar de bicicleta emagrece.
Andar de bicicleta é uma excelente atividade física que traz diversos benefícios para nosso corpo.
Mas se o seu objetivo for emagrecer, será que é uma escolha correta?
Seja sozinho ou em grupo, andar de bicicleta é um vício de muita gente que busca nessa atividade uma melhora na sua qualidade de vida e na saúde.
Nesse artigo de hoje, vamos te ajudar a entender melhor como fazer para emagrecer andando de bicicleta, te ensinando como e quantas vezes fazer, além de muitos outros pontos.
Siga conosco e descubra!
Andar de bicicleta emagrece?
Antes de qualquer resposta, é preciso entender que emagrecer é um processo que vai além de exercícios físicos apenas, estando muito ligado a uma dieta correta.
Entenda, nosso corpo tem um consumo diário de energia, vamos usar o exemplo de 2.000 calorias, isso engloba tudo o que fazemos.
E é através da alimentação que fornecemos as calorias para nosso corpo.
Quando consumimos mais que nosso gasto, por exemplo, 3.500 calorias, essas 1.500 calorias a mais, em grande parte podem se tornar gordura, se for sedentário, possivelmente todas essas calorias viram gordura.
Isso é chamado de superávit calórico.
Já quando consumimos menos, por exemplo, 1.500 calorias, nosso corpo usa do estoque de gordura (caso não tenha, irá utilizar da massa muscular) essas 500 calorias para garantir nossa sobrevivência.
Isso é chamado de déficit calórico.
Quando estamos em déficit calórico é quando nosso corpo tende a emagrecer. Dessa forma, para emagrecer é preciso consumir menos calorias do que o corpo gasta.
Entrando mais a fundo na dieta, existem quantidades ideais de macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras), que facilitam o emagrecimento.
Mas isso é assunto para outro artigo.
Inclusive o consumo de água também é fundamental para o emagrecimento, uma vez que nosso corpo precisa de água para funcionar melhor e consequentemente, conseguir emagrecer através dos processos naturais do nosso corpo.
Agora sim, vamos responder se andar de bicicleta emagrece, e a resposta é… DEPENDE.
Mas calma, vamos te explicar direitinho e você vai ver que do jeito certo, andar de bicicleta emagrece, sim.
Como emagrecer andando de bicicleta?
Como dito acima, é em déficit calórico que nosso corpo emagrece (existem exceções, mas vamos trabalhar com a regra, de forma geral).
Existem dois principais modos de emagrecer, comendo menos e/ou fazendo mais exercícios físicos (gerando maior gasto calórico).
E é aqui que entra a bicicleta.
Exercícios físicos são excelentes formas de queimar calorias, com grande foco nas atividades aeróbicas, como andar de bicicleta (porém, não são apenas essas atividades que ajudam a emagrecer, atividades anaeróbicas, como musculação, por exemplo, também são excelentes).
Veja bem, andar de bicicleta em média queima entre 500 a 1.000 calorias por hora, dependendo da intensidade.
Dessa forma, é possível promover um maior gasto calórico que vai te ajudar a emagrecer.
Rotina: quantas vezes treinar e como?
Vamos considerar que você que está lendo é uma pessoa sedentária, que não tem experiência em andar de bicicleta.
Dessa forma, é preciso fazer uma adaptação, para que seu corpo esteja pronto.
Como pedalar é uma atividade que trabalha praticamente todos os músculos das pernas, é comum sentir uma dor na região, nas primeiras semanas.
Com isso, um bom número de quantas vezes treinar é dia “sim”, dia “não”, ou 3 vezes na semana, sempre com no mínimo um dia de intervalo.
O ideal é começar em ruas mais retas, para evitar impactos maiores subindo morros, por exemplo.
Em uma velocidade moderada, que te dê segurança de movimento, evitando lesões.
O tempo em média, para quem está começando, é de cerca de 30 minutos. Porém, sempre que o corpo se adaptar você deve ir aumentando o tempo e/ou aumentar o número de dias.
Treinos comuns são treinos intensos de 60 minutos, que caminham até os treinos moderados de 90 minutos.
Desse modo, em uma semana, você poderá treinar até 6 vezes, o ideal é sempre descansar entre 1 a 2 dias, até mesmo para os avançados, ainda mais se estiver em déficit calórico, quando seu corpo está mais esgotado que o normal.
Porém, tudo depende da adaptação do seu corpo, então, sempre respeite seus limites e tire o proveito máximo dos exercícios.
Também é bastante comum, terem dias que você trabalha com maior intensidade e dias mais regenerativos, combinar os treinos é uma excelente forma de otimizar seus treinos.
Treino HIIT: intermediários a avançados
O treino HIIT ou treino intervalado, como é mais conhecido no Brasil, é uma excelente forma de dar o próximo passo, quando o assunto é queimar caloria e andar de bicicleta (esse treino funciona com praticamente qualquer atividade aeróbica).
Nesse tipo de treino, você mistura treino na intensidade máxima com intensidade baixa. Dessa forma, você estima seu corpo a gastar mais calorias em menos tempo.
É o treino ideal para avançados que buscam treinos mais curtos e intensos.
Como fazer?
- Aqueça bem seu corpo, pedalando numa velocidade baixa a moderada por cerca de 5 minutos;
- Depois disso, pedala na sua máxima intensidade por 30 a 40 segundos;
- Após esse tiro de velocidade, pedale numa velocidade baixa a moderada, por cerca de 60 segundos;
- Repita o mesmo processo, entre 30 a 40 minutos.
Importante: 3 dicas essenciais
- Sempre antes de começar qualquer atividade física, verifique com seu médico se está apto a executar;
- Procure um bom profissional de educação física para te ajudar a tirar o melhor proveito do seu treino, sempre adequando os movimentos corretos para sua segurança máxima;
- Escolha o equipamento correto, isso vai desde uma boa bicicleta, até uma roupa confortável, além de calçados que te permitam realizar as pedaladas da melhor forma.
Conclusão
No texto de hoje, esclarecemos de uma vez por todas se andar de bicicleta emagrece, ou não.
Acreditamos que ficou claro que essa atividade é excelente, desde que seja feita respeitando seu corpo e aliada a uma dieta regrada.
Dessa forma, ajudará muito no emagrecimento.