Muito além de um esporte competitivo ou para lazer, mas sim uma verdadeira receita de qualidade de vida para nosso corpo, os benefícios da natação abrangem o físico e o emocional.
Por ser uma atividade aquática, ela não causa impacto nas articulações. Isso faz com que o esporte seja praticamente universal e possa ser praticado por qualquer pessoa – basta querer!
Envolve força, resistência, velocidade e o principal: trabalha nossa função cardiorrespiratória, sendo muito indicada para quem tem problemas pulmonares.
Se você deseja entender quais são os benefícios da natação no seu corpo e porque você deve considerar adicioná-la em sua rotina, acompanhe o conteúdo e saiba tudo sobre o assunto!
Quais são os benefícios da natação?
A natação é um esporte aeróbico, isto é: multifuncional, trabalha diversos grupos musculares ao mesmo tempo.
Ajuda na tonificação muscular, melhora força, emagrece, estimula articulações, aumenta a resistência cardiorrespiratória e principalmente: é indicada para todas as idades!
O que é resistência cardiorrespiratória?
Entre os benefícios da natação, listamos o aumento da resistência cardiorrespiratória, mas você sabe o que é isso? Vamos te explicar!
Além de trabalhar nosso sistema respiratório, a natação também traz benefícios ao coração. Fortalece os músculos da parede torácica, que permite uma melhor oxigenação sanguínea.
Traduzindo, é um dos aspectos mais importantes da aptidão física, quando seu coração consegue fornecer oxigênio suficiente ao pulmão para que você realize a atividade por um tempo mais longo.
Natação melhora a força
A água é naturalmente mais densa que o ar, por isso, há um trabalho maior em toda nossa musculatura quando vamos nos movimentar na piscina.
O esforço realizado pode inclusive aumentar a massa muscular, pois você desenvolve o corpo todo de maneira intensa e equilibrada.
Natação emagrece?
Sim, natação também emagrece! Como os músculos são trabalhados com mais intensidade por causa da água, o gasto de energia é maior que um exercício comum.
Por isso, é possível diminuir a gordura corporal, favorecendo a perda de peso.
Natação melhora as articulações
Segundo uma matéria publicada pelo Jornal Estado de Minas, com base na entrevista com o ortopedista Daniel Oliveira, um dos benefícios da natação é auxiliar em tratamentos ortopédicos e melhorar as articulações.
Quando há uma lesão articular, ou até mesmo nos ligamentos, a principal causa é a falta do fortalecimento do músculo.
Uma pessoa que pratique natação, irá fortalecer o corpo como um todo, evitando possíveis lesões em outros exercícios ou em tarefas comuns do dia a dia.
Natação melhora o sono
O sono afeta diretamente nosso humor e produtividade, e sua importância está relacionada à nossa saúde – física e emocional.
Entre os benefícios da natação está a melhora do sono, além do cansaço após o exercício, também há a liberação de hormônios que proporcionam uma sensação de bem-estar, e também ajudam a regular nosso relógio biológico.
Com a melhora do sono, podemos identificar também outros benefícios, como:
- Melhora da concentração e produtividade
- Redução do estresse e ansiedade
- Fortalecimento do sistema imunológico.
A natação melhora o colesterol
A natação é responsável por uma série de benefícios ao nosso organismo, entre elas, temos as relacionadas ao coração.
O estímulo à circulação sanguínea faz com que os níveis de colesterol no organismo diminuam, assim como o risco de doenças cardiovasculares.
Nadar reduz o risco de diabetes
Por auxiliar na resistência cardiorrespiratória e no controle do colesterol, a natação também impacta positivamente quando o assunto é reduzir ou controlar diabetes.
Os benefícios da natação para quem já tem a doença também estão relacionados a redução dos níveis de glicose e melhora a ação da insulina – hormônio que metaboliza a glicose.
A Natação aumenta a flexibilidade
A flexibilidade é considerada uma capacidade física, como a força, e quando praticamos natação constantemente, estamos alongando o corpo inteiro.
Esse alongamento é ideal para promover a flexibilidade, que pode ser muito útil na hora de movimentos básicos do dia a dia.
Além disso, quanto mais tempo você estiver na natação, melhor será seu desempenho nessa e em outras atividades físicas.
Benefícios da natação com a autoestima
É fato que exercícios físicos aumentam a autoestima, mas além de simplesmente se sentir bem consigo mesmo e gostar do reflexo no espelho, existe uma resposta científica para isso.
Uma resposta neurológica acontece em nosso organismo quando realizamos exercícios, que é a liberação de hormônios como serotonina e endorfina.
Esses hormônios são responsáveis pela sensação de prazer e bem estar, estão ligados à melhora do sono e também ao combate a ansiedade e depressão.
A endorfina tem um papel ainda mais importante, pois aumenta a disposição e melhora a imunidade.
Os benefícios da natação, portanto, não ficam de fora nessa questão, pois além de ser uma atividade prazerosa que traz uma sensação de liberdade, também promove o bem estar – tudo cientificamente comprovado!
Por fim, quem pode praticar natação?
A natação é um esporte muito famoso, e isso tem um motivo especial: pode ser praticada por qualquer pessoa!
Desde crianças (após tomarem todas as vacinas iniciais), até adultos, gestantes e pessoas da terceira idade, todos são bem vindos e possuem treinos adaptados à sua condição.
Portanto, se você deseja começar a natação, se certifique de procurar um médico para fazer uma avaliação física e determinar se existem limitações ou não para a prática do esporte.
É importante entender que qualquer esporte requer um início mais lento, portanto respeite seu processo de aprendizagem.
São muitos nados para aprender, como crawl, costas, borboleta e muitas outras técnicas de respiração que com certeza virão com o tempo!
Durante o conteúdo, podemos conhecer todos os benefícios da natação que impactam diretamente a qualidade de vida. Gostou? Deixe seu comentário em nosso blog!