A Ginástica Funcional é uma das opções de atividades físicas para quem está em busca de um exercício mais dinâmico do que a musculação. Saber como fazer e quais seus benefícios é uma forma de conhecê-la melhor.
Exercícios físicos são fundamentais para a nossa saúde (seja ela física ou mental) e encontrar uma atividade que esteja alinhada com seus objetivos e gostos é fundamental.
Se você está em busca de uma mudança de hábitos e deseja se encontrar nas atividades físicas, o funcional pode ser a resposta. Neste artigo você vai entender mais sobre este esporte, incluindo como fazer, benefícios e dicas.
O que é a Ginástica Funcional
Segundo o levantamento feito pelo G1, a Ginástica Funcional está sendo cada vez mais procurada nas academias. Se você já está curioso para conhecer um pouco mais sobre ela, o primeiro passo é a sua definição.
O Funcional é, na verdade, um método de treino realizado através de exercícios que buscam aprimorar o nosso corpo. Um dos objetivos é nos fortalecer para realizar as funções do dia a dia de forma mais eficiente.
A princípio, esta modalidade era aplicada por fisioterapeutas, visto que fortalece músculos básicos para realizarmos nossas tarefas diárias. É como se fosse comparado com uma ferramenta de reabilitação.
Notou-se que os resultados poderiam ser mais marcantes se os exercícios fossem praticados de forma intensa e eis que surgiu a Ginástica Funcional. A modalidade começou a ser oferecida em diversas academias do Brasil.
O método começou a se tornar muito popular porque é bem mais dinâmico que a musculação, além de promover maior condicionamento físico e resistência.
De acordo com Renan Feliciano Oliveira, da Universidade Estadual de Campinas, em uma entrevista com o jornal UOL, o funcional é uma atividade que trabalha várias capacidades de forma integrada.
Ou seja, você irá explorar sua potência, resistência cardiorrespiratória, equilíbrio, estabilidade e força ao mesmo tempo.
A modalidade não requer muitas máquinas e nem treinos fixos. O trabalho é feito muito com o peso do corpo e alguns equipamentos para trazer uma carga extra, mas a seguir irá conferir mais detalhadamente como fazer funcional.
Como fazer ginástica funcional
Como já dito anteriormente, a Ginástica Funcional é realizada utilizando o peso do próprio corpo. Entretanto, para forçar um pouco mais os músculos é possível acrescentar alguns pesos livres na forma de:
- Halteres
- Barras
- Anilhas
- Pneus
- Sacos de areia
- Elásticos
- Kettelbell
E, claro, alguns acessórios também podem deixar o seu treino mais variado, como: corda, escada, bolas, fitas de suspensão e assim por diante. São exercícios de corrida, salto, agachamento e semelhantes.
As aulas são ministradas por um professor e normalmente acontecem em grupo, a não ser que você esteja pensando em treinar com um personal trainer.
A duração fica em torno de 50 minutos até 1 hora, sendo tempo suficiente para você conseguir explorar bem o seu corpo. A Ginástica Funcional é muito dinâmica e irá exigir bastante condicionamento, então esteja disposto!
O recomendado é tentar realizar a atividade de 3 até 4 vezes na semana para obter os resultados desejados. Programe-se para conseguir alinhar os dias de treino com a sua rotina.
Para se preparar, vá à academia com roupas de ginásticas bem confortáveis, tênis esportivos e mantenha o cabelo preso se ele for muito longo. As academias dispõem de todo o material necessário para os treinos.
Então, de modo geral, você irá praticar a Ginástica Funcional com as instruções de um professor e a maioria dos exercícios será utilizando o peso do próprio corpo ou peso livre.
Prepare-se para uma mistura de atividades que estimulam os músculos com atividades aeróbicas. Os treinos costumam ser bem completos – e podemos dizer que até mesmo bem prazerosos!
Quais são os benefícios
Agora que você já está mais familiarizado com o método da Ginástica Funcional, resta saber o que você ganha ao realizar essa atividade física com empenho, não é mesmo?
Os benefícios do funcional são realmente diversos, ainda mais considerando que ele trabalha diversos grupos – e de formas diferentes – ao mesmo tempo. Confira quais serão os benefícios:
- Perda de peso
- Definição muscular
- Aumento da elasticidade e flexibilidade
- Aumento do fôlego
- Previne doenças cardiovasculares
- Reduz colesterol, triglicérides e diabetes
- Dá mais disposição
- Melhora as noites de sono
- Reduz ansiedade
- Ameniza sintomas da depressão
- Mais força e disposição para realizar as atividades do dia a dia
Funcional ajuda no ganho de massa?
Este é um questionamento muito comum e, de fato, merece ser pontuado. Segundo o professor Cláudio Baiano, o treino funcional não tem como principal resultado o ganho de massa magra.
Haverá, sim, a definição muscular, mas – de acordo com o professor – não de forma intensa.
Mas, claro, ao usar mais pesos livres durante o treino você estará estimulando um pouco mais os seus músculos. É o tipo de treino ideal para quem deseja emagrecer e tonificar o corpo.
Melhores dicas para o seu treino
Chegou a hora de algumas dicas de ouro para o seu treino de funcional render ainda mais e trazer ótimos resultados. Não deixe de anotar:
- Não faça treinos muito longos (1 hora é suficiente)
- Dê um dia de descanso entre um treino e outro
- Hidrata-se ao decorrer do dia
- Faça alongamentos antes dos exercícios (e durante o dia também)
- Não coma nada muito pesado antes e depois do treino, mas não deixe de se alimentar
- Respeite os seus limites
- Encontre uma academia que trabalhe com profissionais qualificados
- Atente-se, sempre, à execução do exercício (movimentos errados não trazem todo o resultado em potencial e ainda podem ocasionar lesões)
- Mantenha uma alimentação balanceada
Agora que você já conhece um pouco do treino funcional , resta saber se os resultados estão alinhados com as suas expectativas.
Uma coisa é certa: a Ginástica Funcional é eficaz e traz resultados, principalmente se for feita com empenho e com profissionais qualificados. Tem alguma dúvida ou experiência para compartilhar? Conte nos comentários.