Ama viajar e ficar no meio da natureza em um humor bem aventureiro? Talvez a Serra do Cipó no estado de Minas Gerais seja o destino perfeito para a sua próxima viagem.
Nada melhor do que tirar um tempo para ficar no meio da fauna e da flora, é como se a nossa alma se recarregasse para a correria do dia a dia, não é mesmo? E quanto a esses lugares, o Brasil é um prato cheio.
Neste artigo você vai conhecer um pouco mais sobre a Serra do Cipó, incluindo como chegar, qual a melhor época do ano para ir e quais atividades fazer na região.
O que é a Serra do Cipó
A Serra do Cipó fica localizada no Estado de Minas Gerais, mais precisamente na região sul da Serra do Espinhaço. O local é considerado um dos principais pontos de ecoturismo da região e está a 90 km de Belo Horizonte.
É caracterizada por rochas arenosas e está entre duas bacias importantíssimas: Rio Doce e Rio São Francisco.
Entretanto, quando falamos mais dessa pegada turística da região, estamos nos referindo mais ao famoso Parque da Serra do Cipó, o qual abrange 6 cidades da região:
- Santana do Riacho
- Jaboticatubas
- Conceição do Mato Dentro
- Nova União
- Congonhas do Norte
- Dom Joaquim
A área do parque tem o total de 33.800 hectares, ou seja, 338.000.000 metros quadrados! É uma das reservas mais importantes da flora do nosso país, sendo abrigo para mais de 1500 espécies. É realmente um jardim natural.
A Serra do Cipó também apresenta uma fauna muito rica e protege alguns animais que são símbolo do nosso país, como o Tamanduá-Bandeira, Lobo-Guará, Onça-Pintada e Tucano.
Além disso, o parque conta com mais de 60 cachoeiras provenientes das bacias do Rio Doce e Rio São Francisco. Além disso, a paisagem conta com muitas trilhas e cânions (os quais você pode percorrer para explorar o lugar).
Uma das opções bem interessantes é o Cânion das Bandeirinhas, por exemplo. Possui 6 km de extensão e contém muitas cachoeiras e piscinas naturais (anote para conhecer esse destino).
Como chegar
O Parque Nacional da Serra do Cipó tem o acesso na rodovia MG-010, no km 94 – Distrito Serra do Cipó.
Quando ir até a Serra
Para você aproveitar ao máximo o seu passeio na região é recomendado escolher a época certa do ano. O melhor período para visitar o local mineiro é entre maio e setembro.
Isso porque é uma época mais seca e os jardins estão todos lindos e floridos. Evite visitar a Serra nos meses de dezembro a março, pois há muita chuva e o volume dos rios fica muito alto (além de as cachoeiras se tornarem perigosas).
Outra dica interessante é que entre os meses de maio e junho há o famoso Festival de Artes e Vinhos. É um evento que agita toda a Serra do Cipó e você poderá conhecer um pouco mais da cultura da região.
Há todo um preparo dos restaurantes, hotéis e pousadas da região. É uma festa regada à bossa nova, jazz, MPB e chorinho. Com certeza é um evento delicioso para curtir com pessoas queridas.
O que fazer na Serra do Cipó
Você já deve ter notado que a Serra do Cipó tem uma pegada mais ecoturismo, não é mesmo? Mas aqui vão maiores detalhes do que você pode fazer na região:
- Cachoeiras
As cachoeiras da região ficam concentradas na área do parque. Como dito anteriormente, são mais de 60 que ficam dentro da reserva.
Prepare-se para andar um pouco, pois as quedas d’água têm acesso através de algumas trilhas (as quais podem ser percorridas de bicicleta, por exemplo).
Você pode conhecer o Cânion das Bandeirinhas, da Taioba ou da Farofa. Todos eles têm cachoeiras que vão lhe tirar o fôlego (já leve roupa de banho para se preparar para o mergulho).
Uma das cachoeiras fora da reserva, mas que vale a citação, é a Cachoeira Grande, uma das mais bonitas.
- Pôr do sol no Morro da Pedreira
Depois de uma trilha de aproximadamente 20 minutos você irá chegar ao topo de um morro de 280 metros de altura. Dele você conseguirá observar um dos pores do sol mais bonitos do Brasil.
- Estátua do Juquinha
A Estátua da Juquinha também é um ponto turístico que vale a pena conhecer na Serra do Cipó. Uma pequena caminhada de 300 metros irá lhe levar até a estátua que fica na região do Alto Palácio.
É um local muito bonito, além da estátua você poderá observar uma bela vista com montanhas.
- Esportes e ecoturismo
Se você é do time dos aventureiros, então a Serra do Cipó terá muitas atividades para você. Lá você poderá praticar rapel, ciclismo, canoagem, dentre outras atividades.
Outra opção é fazer as trilhas, seja a pé, de bicicleta ou até mesmo de cavalo! Os Cânions, por exemplo, podem ser conhecidos à cavalo.
Para os mais radicais, a tirolesa do Poço do Rio Cipó é um evento bem interessante. Conta com uma queda de 40 metros e termina no poço.
- Gastronomia
Quem não é mineiro com toda a certeza irá se deliciar com todas as delícias da região da Serra do Cipó. Não é segredo para ninguém que Minas Gerais tem uma culinária incrível e extremamente acolhedora.
Doces e salgados dão água na boca de qualquer um, então não deixe de provar as iguarias mineiras (você não irá se arrepender).
Enfim, este passeio é ótimo para quem está em busca de uma aventura e contato íntimo com a natureza. Pode ser feito em família, com amigos, namorado (a) ou até mesmo sozinho!
Será uma grande experiência, pois a região é realmente belíssima e tem muitas atividades que você poderá curtir no tempo de viagem.
E aí, ficou curioso para conhecer a Serra do Cipó? Deixe nos comentários se já conheceu e nos diga outro destino que também acha parecido com esta região e não esqueça de mandar esse conteúdo para aquele(a) amigo(a) que vai adorar participar dessa aventura.